Artista Leandro Serpa traz para Blumenau a exposição "A Presença da Matéria".

A série “A Presença da Matéria”, produzida por Leandro Serpa entre 2014 e 2017, parte da pesquisa que o artista faz com a monotipia desde 2007. Seu trabalho estará entre as atrações da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público no dia 3 de maio, às 19h, com um evento multicultural na Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). As visitas poderão ser feitas até 17 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
A atual série que Leandro Serpa apresenta traz consigo a marca de uma investigação desdobrada sobre o uso de pigmentos e tingidores naturais, além da justaposição entre processos gráficos, como por exemplo, a xilogravura, e a monotipia com a pintura. “É o início de um processo que pretende alongar e aprofundar visando à busca de uma particularidade de cor e textura, que se manifestam nas pesquisas de materiais naturais e alternativos ao meio da arte que vem produzindo”, salienta a gerente do MAB, Mia Ávila. “As obras da série ‘A Presença da Matéria’ são peças de uma pesquisa em acontecimento que busca aproximar o artista de seu tempo, de sua matéria, e a arte de seu público, construindo uma relação de proximidade, afeto e tato, marcas que possam ser percebidas pelo olho, mas também pelo olfato e pelo intelecto”.
Sobre o artista
Artista visual, escritor, professor e pesquisador, Leandro Serpa é bacharel em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Ensino das Artes Visuais pelo PPGAV/Udesc. Os seus trabalhos recorrem à gravura, desenho, pintura, fotografia e vídeo, além de instalações e projetos em mídias digitais. Participa de exposições coletivas e individuais desde 2010. Entre 2012 e 2013, ampliou a sua pesquisa sobre as técnicas de gravura, com especial desenvolvimento da monotipia, e foi premiado com o Projeto “Fanáticos” no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.
Serviço
Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 3 de maio
Horários:
- 19h: conversa com os artistas
- 20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitas: até 17 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca
Livros que serão lançados:
- Bernardo e o Vendedor de Maçãs, de Andréa Gustmann
- Pegadas Amigas - Despertando a Imaginação através do Lúdico, de Neida Rocha
- BIG - Um gato aventureiro cheio de travessuras e Poemas para crianças, de Cícero Pedro de Melo
- Mente Quântica, de Oto Muller
Mostras:
- Sala Especial: “Sinta-se no Vale”, de Maria Salette Engels Werling
- Sala Elke Hering: “ImaginAção”, de Belíria Boni
- Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: “A Presença da Matéria”, de Leandro Serpa
- Galeria do Papel: Ricardo Kugler apresenta as suas fotografias compostas pelos reflexos de água
- Sala Roy Kellermann: “Pequenos altares para tesouros anódinos”, de Sandra Lapage

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello
Artista Leandro Serpa traz para Blumenau a exposição "A Presença da Matéria". Artista Leandro Serpa traz para Blumenau a exposição "A Presença da Matéria". Reviewed by Curta Blumenau on abril 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.