Confira as dicas para manter estas plantas sempre lindas e saudáveis

A fácil manutenção das suculentas (muito sol e pouca água), transformaram estas espécies nas queridinhas do momento, em especial por apreciadores de #plantas que não  têm tempo  para cuidar espécies que  costumam dar mais trabalho. Mas as suculentas também adoecem e deixam claro quando algo de errado está  acontecendo com elas.
 Folhas murchas ou "enrugadas"  é um sinal claro de desidratação. Para evitar que ela morra por falta ou excesso de água, é importante observar e entender sua plantinha para saber quando ela precisa de água e novo substrato. O ambiente onde a planta está, a estação do ano e o clima da região, interferem  na quantidade de regas. Dependendo do caso, a rega pode ocorrer duas, três ou até quatro  vezes ao mês. Mantenha o substrato úmido mais para seco, nunca encharcado. Lembre que o vaso precisa ser furado para a água escoar e com boa drenagem (pedrinhas no fundo e manta ante as pedras e o substrato).
Quando as folhas velhas, mais na base da planta, secam é um sinal normal de renovação. Mas se todas as folhas apresentarem esta característica, pode ser excesso de sol e falta de água. As folhas secas devem ser retiradas da planta para não contaminar as saudáveis.
Falta de sol compromete a estética. Neste caso é comum que as folhas fiquem mais claras ou com aquele aspecto esbranquiçado. Pior que isso é quando a planta começa crescer demais (estiolamento), "se espichando" em direção da luz do sol, deixando o caule muito aparente e folhas concentradas nas extremidades. Isso ocorre quando as plantinhas ficam em local mais escuro da casa ou do escritório. Para evitar este problema coloque a planta em local com luz indireta do sol, por umas três ou quatro horas. Mas lembre-se que eu disse que a planta, assim  como nosso corpo, precisa ser observada e compreendida.  Então não coloque ela em contato com a sol do meio-dia logo nos primeiros dias e nunca sob luz direta do sol.  Comece com o sol da manhã, depois sol do quase fim de tarde. O ideal é manter ela em um local com luz solar indireta. Mas antes deste local fixo é importante ir fazendo ela se acostumar com a exposição permanente, de forma gradativa. Em alguns casos as suculentas vão se adaptar bem ao sol direto, como quando estão em sacadas, por exemplo.  Estas nunca terão folhas com pigmento mais intenso do verde e vão precisar de água com maior frequência.
Terra fraca, raízes aparentes. Quando as raízes da #suculenta aparecem por cima da terra, a planta está com debilidade nutricional. Para resolver este problema, lave as raízes em água corrente, troque o substrato  do vaso e replante a suculenta.  O vaso vai definir o crescimento da planta. Por tanto, vá aumentando o tamanho do vaso se quiser que ela cresça. Quanto maior o vaso, maior sua suculenta ficará.

As suculentas coloridas dão mais trabalho! As variedades  roxas, laranjas e vermelhas são lindas, mas se adaptam melhor em jardins. Então para vasos menores e ambientes internos, dê preferência para as verdes.
Quer mais informações para cuidar das suas suculentas ou precisa de uma orientação personalizada? Então fotografe sua planta e envie sua dúvida por mensagem. Vou responder assim que possível. Para acompanhar meu trabalho de arte floral, ative as notificações de publicações no Instagram #SrFlorista e assistas as edições especiais do Pra Melhor Decor.
Imagens: Sr Florista e Pinterest / Divulgação 
Kidy Passos
tel TIM (47) 96228634
tel VIVO (48) 9137 8762
Facebook.com/KidyPassos
Instagram.com/KidyPassos


 
Confira as dicas para manter estas plantas sempre lindas e saudáveis  Confira as dicas para manter estas plantas sempre lindas e saudáveis Reviewed by Curta Blumenau on abril 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.