Saúde alerta para aumento dos casos de conjuntivite em Blumenau

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) detectou um aumento expressivo de casos registrados de conjuntivite. Desde o início de março, os Ambulatórios Gerais de Blumenau atenderam 454 ocorrências de inflamação da conjuntiva ocular. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no período foram notificados sete surtos.
Diante da situação, as unidades da rede municipal de saúde estão sendo orientadas a adotar medidas de prevenção e conscientização junto aos pacientes, com o objetivo de controlar a transmissão da doença. Cidadãos que perceberem sintomas como olhos avermelhados, sensação de desconforto ocular, inchaço do olho ou da pálpebra, lacrimejamento, sensibilidade à luz e visão borrada, devem procurar imediatamente a sua unidade de referência para diagnóstico e tratamento.
O tempo da conjuntivite varia em média de sete a dez dias. Durante o período, o paciente é instruído a utilizar gaze umedecida com água filtrada, mineral ou soro fisiológico para limpar as “casquinhas” que se formam em volta do olho, além de compressas frias. Dependendo do caso, pode existir a necessidade de uso de antibiótico ou antiviral.
A fim de evitar o contágio, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica estadual orienta os indivíduos com conjuntivite a adotarem alguns cuidados, entre os quais lavar com frequência o rosto e as mãos, não coçar os olhos, evitar aglomerações, piscinas de academias ou clubes e praias, não compartilhar objetos (canetas, produtos de beleza, lenços, entre outros), aumentar a frequência de troca das toalhas do banheiro e sabonete, não ficar em ambientes onde há bebês, não usar lentes de contato e evitar banhos de sol e luz.
Sobre a conjuntivite
Trata-se de uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de contato com secreções ou objetos contaminados. Dissemina-se rapidamente em ambientes fechados, como escolas, creches, escritórios e fábricas.

Assessor de comunicação: Felipe Elias

Saúde alerta para aumento dos casos de conjuntivite em Blumenau Saúde alerta para aumento dos casos de conjuntivite em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on abril 10, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.