Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio fazem apelo por abertura de AGs em Blumenau na sexta-feira


Os diretores dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio fizeram um apelo na manhã desta terça-feira à prefeitura de Blumenau. O pedido de Marianne Ramos de Lima e Silva e Chafic Kallas – do HSI e HSA, respectivamente – é para que a Secretaria de Saúde do município suspenda o ponto facultativo de sexta-feira, 1º de junho. O argumento é de que o fechamento das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e dos Ambulatórios Gerais (AGs) irá sobrecarregar o atendimento de urgência e emergência nas duas unidades.
– Não é uma semana comum e não é um feriado comum. As pessoas não irão viajar porque estão sem combustível e com isso ficarão em Blumenau, o que vai lotar o pronto-socorro dos hospitais – explica Marianne .
Via assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde informou que até o momento o ponto facultativo está mantido. A informação é de que o diretor-geral Oscar Rautenberg – que responde pela pasta desde o pedido de exoneração de Maria Regina Soar – ainda não recebeu oficialmente essas demanda dos hospitais. “Por enquanto, não está sendo feita uma avaliação sobre essa questão”, destaca o município via nota.
Preocupação com deslocamento de funcionários
A principal preocupação do HSI e HSA é quanto à mão de obra. Segundo Marianne e Chafic, há médicos pedindo carona na rua e funcionários do setor de limpeza pernoitando nos hospitais para garantir a higiene dos locais. Há o receio de que colaboradores de outros setores não possam se deslocar, o que pode comprometer o atendimento. A estimativa é de que apenas 40% dos trabalhadores de cada unidade consigam ir ao serviço no decorrer dessa semana.
Outro pedido das unidades é de que seja liberada uma pequena quantidade de gasolina para médicos que estejam de plantão ou em sobreaviso para garantir que haja atendimento em casos de urgência. Conforme Chafic Kallas, diretor técnico do Santo Antônio, esse pedido foi negado pelos caminhoneiros:
– Não estamos pedindo combustível para os médicos passearem com a família ou irem ao supermercado. Estamos pedindo essa pequena cota, que pode ser de 10 litros, para que garantir o atendimento à comunidade. 
Cresce movimento no pronto-socorro
De sexta-feira, dia 25, até a manhã desta terça-feira, a procura pelo pronto-socorro dos hospitais Santa Isabel e Santo Antônio havia aumentado cerca de 20%. Esse índice gera o alerta para o feriado, período em que normalmente a procura pela emergência aumenta.
Logística complicada para insumos
Outra complicação para os hospitais é quanto à logística para o recebimento de insumos. O HSI, por exemplo, teve que deslocar uma van de Tubarão ao Rio Grande do Sul para buscar materiais de limpeza hospitalar. Outro veículo precisou sair de Blumenau com destino a Curitiba para a aquisição de materiais cirúrgicos. Isso forçou, entre outras ações, a suspensão das cirurgias eletivas desde o fim da última semana.
Dificuldade com transplantes
Nos últimos sete dias, 17 transplantes foram feitos em Blumenau. Embora nenhum paciente tenha ficado à espera da cirurgia, houve empecilhos para o transporte de órgãos em algumas situações. Em um caso, por exemplo, foi necessário contratar um táxi aéreo para evitar que o órgão pudesse ficar retido em alguma paralisação. O helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e voos comerciais com destino a Navegantes também vêm auxiliando nesse serviço. 
Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio fazem apelo por abertura de AGs em Blumenau na sexta-feira Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio fazem apelo por abertura de AGs em Blumenau na sexta-feira Reviewed by Curta Blumenau on maio 30, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.