Reunião define medidas da Prefeitura sobre a greve dos caminhoneiros



Em reunião de colegiado realizada na manhã desta quinta-feira, dia 24, no Salão Nobre, a Prefeitura de Blumenau anunciou a criação do Gabinete de Crise. Formado por secretários e representantes de pastas do governo, o grupo está se reunindo constantemente para avaliação e tomada de decisões a respeito dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros. Como anunciado na noite de quarta-feira, dia 23, o uso da frota de automóveis da administração pública está limitado à estrita necessidade, sendo considerados serviços de transferências de pacientes e emergências na saúde como prioridades neste momento.
“A situação nos preocupa e está sendo monitorada desde a tarde de ontem. Entendemos a paralisação dos caminhoneiros e, como Prefeitura, estamos trabalhando para manter os serviços básicos e também emergenciais à comunidade. Veículos oficiais só têm autorização para sair das garagens da Prefeitura para atendimentos de urgência à comunidade, como em casos da saúde e assistência social”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.
A Prefeitura orienta aos blumenauenses, caso seja possível, que atuem de suas residências, à distância, a fim de evitar grandes congestionamentos, principalmente no Centro da cidade. Outra orientação aos que precisam realizar as atividades nos postos de trabalho é que exerçam a carona solidária.
Como ficam os serviços públicos:
Educação
Aulas normais na rede municipal de ensino nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 24 e 25. Não serão realizadas avaliações para os alunos nestes dias.
Desenvolvimento Social
Atenderá chamados de emergência relacionados à vulnerabilidade social.
Samae
Devido à greve dos caminhoneiros, o transbordo da coleta de lixo ocorre de forma deficitária. A coleta de lixo, tanto seletiva quanto convencional, continuará sendo realizada normalmente até domingo, dia 27. Apesar da crise, o Samae recebeu nesta terça-feira, dia 22, os produtos químicos necessários para o tratamento de água e, por ora, não haverá problemas com o abastecimento na cidade. Mesmo assim, a autarquia pede que os consumidores utilizem água de forma consciente.
Manutenção Urbana e Obras
Trabalhos de manutenção serão feitos de forma parcial. As obras em andamento continuam normalmente até que as empresas consigam manter os serviços.  
Transporte Coletivo
Na manhã desta quinta-feira, dia 24, o Seterb e a Blumob, concessionária responsável pelo serviço no município, avaliaram medidas para racionalizar o uso da frota de ônibus e garantir a manutenção do sistema até segunda-feira, dia 28. Por conta disso, em determinados momentos, o transporte coletivo não circulará. Das 3h40 às 4h30, a operação dos ônibus será normal para o deslocamento dos trabalhadores das fábricas.
Períodos sem circulação do transporte coletivo:
Quinta-feira, dia 24 de maio
- 15h às 16h30
- 19h às 21h30
Sexta-feira, dia 25 de maio
- 4h30 às 6h
- 8h às 11h
- 14h às 17h
- 19h às 21h30
- Operação encerra às 22h45
Sábado, dia 26 de maio
- 4h30 às 6h
- Operação encerra às 13h30
Domingo, dia 27 de maio
- Não haverá transporte coletivo
Segunda-feira, dia 28 de maio
- 4h30 às 6h
- 8h às 11h
- 14h às 17h
- 19h às 21h30
- Operação encerra às 22h45
Saúde
A determinação é que apenas veículos de serviços essenciais à comunidade possam circular para atender exclusivamente situações de emergência. Entre os serviços que terão prioridade neste momento, estão o Samu, Central de Ambulâncias, Consultório na Rua, Banco de Leite, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) e Programa de Controle da Tuberculose.
Procon
Reclamações podem ser feitas diretamente no órgão, mediante a apresentação da nota fiscal e documentação pessoal do cidadão. O Procon reforça que é considerado crime o aumento de preço sem justa causa.
Fundação Cultural
A Biblioteca Ambulante e o Parque da Leitura, marcados para sexta-feira e sábado, dias 25 e 26, respectivamente, foram cancelados.
Outros serviços
Serão avaliados ao longo do dia, de acordo com as demandas apresentadas e a necessidade de uso de veículos.

 Foto: Michele Lamin
Assessor de comunicação: Felipe Rodrigues
Reunião define medidas da Prefeitura sobre a greve dos caminhoneiros Reunião define medidas da Prefeitura sobre a greve dos caminhoneiros Reviewed by Curta Blumenau on maio 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.