Cidade alemã recebe exposição de Fritz Müller

Correspondências estão em destaque na mostra disponível até 15 de setembro, em Greifswald.

Como resultado da parceria firmada pelo Instituto Histórico de Blumenau e o Museu König, da Universidade de Bonn, na Alemanha, com o apoio da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), foi aberta mais uma temporada da Exposição da Correspondência de Fritz Müller, desta vez em Greifswald, cidade localizada no Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Organizada pelo Biohistoricum de Pesquisa Zoológica Alexander Koenig - Instituto Leibniz de Biodiversidade de Animais, a exposição vai até 15 de setembro e apresenta cartões de correspondência enviados por cientistas de todo o mundo para Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897).
Conhecido como Fritz Müller, este biólogo alemão imigrou com a família para Blumenau em 1852. No território catarinense, trabalhou como agricultor e professor. Ele é conhecido internacionalmente como um naturalista, que forneceu contribuições essenciais para a história da floresta tropical. Foi um dos primeiros seguidores do darwinismo e um importante correspondente de Charles Darwin.
Fritz Müller primeiro estudou matemática e ciências naturais em Erfurt. Depois que desistiu de um emprego como professor por razões de consciência, formou-se em Medicina na Universidade de Greifswald. Terminou seus estudos, no entanto, sem um doutorado, porque se recusou a fazer o juramento de promoção na forma religiosa então habitual. Já no Brasil, foi um dos primeiros colonos em um curso aberto em Itajaí. Nas densas selvas, examinou a diversidade de plantas e animais com o conhecimento da teoria da seleção natural de Darwin. Compartilhou suas descobertas intensamente com a comunidade científica internacional, sendo que o próprio Darwin prestou homenagem aos poderes de observação de Müller e suas publicações.
Em sua casa adotiva em Blumenau, Fritz Müller morreu e está enterrado. Uma sociedade ativa se dedica à herança e à memória desse importante naturalista.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Cidade alemã recebe exposição de Fritz Müller Cidade alemã recebe exposição de Fritz Müller Reviewed by Curta Blumenau on agosto 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.