CineArte apresenta a Mostra do Cinema Tcheco na Fundação Cultural de Blumenau

Fundação Cultural de Blumenau roda nas segundas-feiras do mês filmes para celebrar o centenário da Tchecoslováquia.

O ano de 2018 representa um marco importante para a República Tcheca. No dia 28 de outubro, o país celebrará o centenário da Tchecoslováquia, o primeiro Estado democrático de tchecos e eslovacos, constituído após a queda do Império Austro-Húngaro no final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Além disso, no dia 21 de agosto, comemoram-se os 50 anos da “Primavera de Praga”, processo de reformas políticas, econômicas, sociais e culturais na antiga Tchecoslováquia, que foi interrompido pela invasão das forças armadas dos países do Pacto de Varsóvia.
Para celebrar as duas datas, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau prepararam uma Mostra do Cinema Tcheco com sessões nas segundas-feiras de agosto - dias 6, 13, 20 e 27. O pacote especial do CineArte apresenta a cinematografia tcheca dos últimos 20 anos. Além de todos os filmes serem elaborados por diretores da mais recente geração de cineastas do país, a seleção apresenta temas sensíveis: o envolvimento de aviadores tchecos na Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de perdoar, as práticas de doping no mundo do esporte profissional na Tchecoslováquia dos anos 1980, a imigração, a preservação da dignidade humana num Estado totalitário, o preço pago pelos opositores ao regime e a procura de métodos alternativos na medicina atual.
O primeiro filme da programação, denominado “Num Céu Azul Escuro”, do diretor Jan Sverák, de 2001, foi inspirado pela cor dos uniformes das forças aéreas e também pela canção com o mesmo nome, derivada da deficiência visual do autor Jaroslav Ježek. Uma história de amor vivida durante a guerra recebeu, em 2001, quatro prêmios do “Leão tcheco”, o mais prestigioso da cinematografia tcheca.
Slávek Horák fez sua estreia na direção cinematográfica em 2015 com o filme “Assistência Domiciliar”. Foi candidato ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. A “Rosa da Kawasaki”, do diretor Jan Hrebejk, de 2009, recebeu dois prêmios do “Leão tcheco” e também candidatou-se ao Oscar. O filme “Fair Play”, de Andrea Sedlácková, do ano de 2014, é considerado pela diretora como “um dos filmes que ajudaram a lidar com o nosso passado recente”. A mostra de Blumenau é a primeira entre várias organizadas em diferentes cantos do Brasil como parte das comemorações do centenário da Tchecoslováquia.
Programação da Mostra de Cinema Tcheco
Dia 6 de agosto
Filme: Num Céu Azul Escuro (República Tcheca, Grã-Bretanha e Alemanha/2001)
Gêneros: Drama, romance e ação
Direção: Jan Sverák
Roteiro: Zdenek Sverák
Duração: 112 minutos
Classificação: livre
Áudio: tcheco e inglês, legendas em português
Sinopse: Filme sobre a amizade, o heroísmo, o amor e o espírito de sacrifício, dedicado aos pilotos tchecos, ao serviço da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial e à consequente perseguição deles pelo regime comunista do pós-guerra. O drama de um triângulo amoroso entre dois amigos aviadores e uma mulher inglesa é emoldurado pelo ambiente de uma prisão comunista.
Dia 13 de agosto
Filme: A Rosa de Kawasaki (República Tcheca/2009)
Dia 20 de agosto
Filme: Fair Play (República Tcheca, Eslováquia e Alemanha/2014)
Dia 27 de agosto
Filme: Assistência Domiciliar (República Tcheca e Eslováquia/2015)
Local: Fundação Cultural de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, no Centro)
Horário: 19h
Entrada franca

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

CineArte apresenta a Mostra do Cinema Tcheco na Fundação Cultural de Blumenau CineArte apresenta a Mostra do Cinema Tcheco na Fundação Cultural de Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on agosto 04, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.