Prefeitura lança projeto para resgatar identidade cultural da XV de Novembro


Preocupado com o destino arquitetônico dos edifícios que compõem a Rua XV de Novembro e também das ruas Curt Hering, Capitão Euclides de Castro e parte da Marechal Floriano Peixoto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Gerência de Patrimônio Cultural Edificado, lança um projeto para resgatar a identidade cultural de umas das principais vias do município.
Acredita-se que atualmente, devido à alta rotatividade dos comércios locais, perdeu-se parte dos valores culturais característicos, que desde a época da Colônia Blumenau foi se estabelecendo por toda extensão da via. Entretanto, a ascensão dos lindeiros sem conhecimento da lei vigente acabou disseminando um padrão visual de forte apelo publicitário.
Em caráter inicial, a intenção da secretaria com o projeto é fomentar um trabalho de conscientização entre os comerciantes, através de uma cartilha didática. Este material informativo trará parte da história da Rua XV de Novembro e dos primeiros colonizadores que construíram as pioneiras edificações na extensão da via, mostrando o quanto esta rua representa para a história do município.
Somente após este trabalho de conscientização serão tomadas medidas administrativas, que recomendem os lindeiros a se adaptarem aos parâmetros arquitetônicos e publicitários.
De acordo com a Sedur, é necessário definir padrões publicitários para a via, garantindo a valorização das edificações de interesse cultural. “É fundamental criar ações de conscientização entre os comerciantes para que características arquitetônicas sejam preservadas”, considera o diretor de planejamento urbano, Roger Schreiber.
Além da superexposição em publicidades, a Sedur também se preocupa com a questão da disposição de letreiros luminosos, cartazes, produtos expostos na parte externa do comércio, além das caixas de sons propagando e a questão da pintura desconforme. “O nosso propósito é devolver a identidade da XV de Novembro, respeitando um conceito histórico que tem caído no esquecimento nas últimas décadas”, considera o arquiteto e urbanista.   
Acesse a cartilha neste link

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga 
Foto: Marcelo Martins
Prefeitura lança projeto para resgatar identidade cultural da XV de Novembro Prefeitura lança projeto para resgatar identidade cultural da XV de Novembro Reviewed by Curta Blumenau on outubro 17, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.