Ação “Cartas de Amor” levou mensagens de carinho para mulheres em tratamento contra o câncer



No mês conhecido por destacar a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, a Brandili Têxtil buscou não apenas informar os mais de mil colaboradores sobre as doenças, mas também envolvê-los em uma grande ação de carinho e empatia.
A ação “Cartas de Amor” convidou todos os colaboradores a escreverem cartas com mensagens de apoio, carinho e estímulo para quem enfrenta essa batalha diariamente. Elas poderiam ser individuais ou em nome da equipe, todas escritas a mão e cheias de otimismo e lindas palavras. A Brandili Têxtil tem sede em Apiúna e unidades em Blumenau e Otacílio Costa, em Santa Catarina, e produz roupas infantis. Todas as cartas foram levadas para o Hospital Santo Antônio, em Blumenau.
A ala de oncologia da unidade hoje recebe cerca de 759 pacientes com câncer de mama e 17 pacientes com câncer de colo de útero.      

Essa ação de amor e altruísmo emociona quem já passou por isso na família. A mãe de Djeferson Henrique Pinto, de 18 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2016 e, agora, em setembro de 2018, Andreia de Fatima dos Santos, de 38 anos, soube que estava curada. “Quando se tem uma notícia assim, é preciso não deixar se abater. Tem que acreditar e dar apoio para o familiar. 

Minha mãe foi forte, acreditou e venceu. Sempre apoiei ela e estive ao lado. Ações assim trazem ainda mais força para essas mulheres, se bater aquela insegurança é preciso acreditar que tudo dará certo e seguir firme na luta contra a doença”, comenta Djeferson, que trabalha na área da preparação/bordado da Brandili.

O tratamento de Andreia foi realizado no Hospital Santo Antônio e ela fica feliz que as colegas que ainda estão ali, receberão esse carinho. “Estou curada, mas ainda vou lá fazer acompanhamento. Essa é uma excelente ideia. O que para alguns pode ser uma simples carta, para nós faz a diferença”, acrescenta.

Elenora Dralger, 61 anos, que está em tratamento de um câncer de mama vê a ação como mais um apoio nesse momento que muitas vezes não é nada fácil. “A gente se fortalece. O nosso corpo se sente mais leve, ficamos mais tranquilas. A gente não imagina que um dia vai passar por isso, então uma ajuda sempre é bem-vinda. Com um belo gesto desse de carinho ganhamos mais energia, ficamos mais felizes”, comenta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa de novos casos por ano é de 59.700 (2018 - INCA). Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Já o câncer de colo de útero tem uma estimativa de 16.370 novos casos por ano. (2018 - INCA). É o terceiro mais frequente na população feminina. As alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou) e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica do exame.

Por: Camila Tibes 

Ação “Cartas de Amor” levou mensagens de carinho para mulheres em tratamento contra o câncer Ação “Cartas de Amor” levou mensagens de carinho para mulheres em tratamento contra o câncer Reviewed by Curta Blumenau on novembro 09, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.