Defesa Civil homenageia entidades que auxiliaram na tragédia de 2008

Homenagem foi realizada em memória às vitimas dos desastres na cidade.

Na manhã desta quinta-feira, dia 22, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), promoveu a cerimônia de homenagens às entidades que atuaram diretamente no apoio às vitimas da tragédia de 2008 em Blumenau. 

O evento, realizado no Teatro Carlos Gomes, no Centro, faz parte da programação de novembro elaborada pela Defesa Civil em memória às pessoas vitimadas naquele período.

Além do prefeito Mário Hildebrandt, a cerimônia contou com a presença de outras lideranças regionais, como o  secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, que na ocasião representou o governador Eduardo Pinho Moreira; o prefeito de Gaspar Kleber Wan Dall, em nome dos prefeitos da Associação do Médio Vale do Itajaí (Ammvi); o vereador e líder de governo, Alexandre Matias; e o bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski. Além disso, estiveram na mesa o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Blumenau, Leonardo Aluísio, e o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina.

Na solenidade, representantes de 17 entidades receberam o certificado de reconhecimento pela ajuda prestada durante a tragédia de 2008, além de voluntários da cidade. A Secretaria de Estado da Defesa Civil e Secretaria Nacional de Proteção também estavam agendadas para as homenagens, mas seus representantes estavam impossibilitados de participar do evento.

Na cerimônia, Mário Hildebrandt reforçou que não se deve esquecer do passado e agradeceu a todas as entidades e à própria equipe de Defesa Civil pelos trabalhos desenvolvidos. Dedicou agradecimento especial também aos cidadãos que direta ou indiretamente ajudaram no resgate dos atingidos e no apoio à reconstrução da cidade. 

“Hoje contamos com uma nova Defesa Civil, cuja estrutura foi ampliada para melhor enfrentar este tipo de situação em Blumenau”, disse o prefeito, lembrando que apenas 30 abrigos existiam na época dos desastres. Hoje contamos com 60.

Centro
Na oportunidade, a Prefeitura também anunciou o lançamento do Centro de Memória dos Desastres de Blumenau, que deverá trazer ao município um espaço interativo de reflexão e promoção da gestão de desastres. A proposta é fazer o resgate histórico e socioambiental dos fatos ocorridos em 2008 em um local próprio e com a utilização de recursos tecnológicos.
O centro será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada, e fará parte do roteiro turístico da cidade, além de promover atividades direcionadas às escolas e comunidades situadas em áreas de risco. O local ainda poderá ser usado pelo meio acadêmico para o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas sobre o tema. A previsão da Defesa Civil é de iniciar a construção do empreendimento em 2019, com pretensão de concluir em dois anos.

A proposta inicial de Defesa Civil é compor o Centro com seis salas distintas e atividades diferenciadas, incluindo algumas específicas para a exposição dos desastres ocorridos em Blumenau, como a sala “Memorial dos Desastres”; Corredor das Sensações; Contexto Socioambiental dos Desastres: História Natural; Laboratório Interativo “Life-Furb”; sala “Onde Estamos, Para onde Vamos” e Globo dos Desastres.

Entidades homenageadas
Secretaria Municipal de Assistência Social (semudes)
23º Batalhão de Infantaria (23º BI)
3º Batalhão de Corpo de Bombeiros Militar
10º Batalhão de Polícia Militar
3ª Delegacia Regional de Polícia Civil
Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops/Furb)
Serviço Social do Comércio (Sesc)
Jeep Clube de Blumenau
Moto Clube de Blumenau
Clube de radioamadores de Blumenau (CRB)
Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi)
Associação Beneficiente Palmeira da Paz
Voluntários da sociedade
Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil (Ceped/Ufsc)
Instituto Guga Kuerten (IGK)
Empresa Tarpan Toyota
Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu)
Igreja Evangélica Livre de Blumenau

Por: Joni César
Foto: Marcelo Martins

Defesa Civil homenageia entidades que auxiliaram na tragédia de 2008 Defesa Civil homenageia entidades que auxiliaram na tragédia de 2008 Reviewed by Curta Blumenau on novembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.