Dia Mundial do Diabetes em Blumenau tem foco em diagnóstico e prevenção

Exames serão realizados gratuitamente nesta quarta-feira, dia 14, no centro da cidade.

Na data em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), fará um evento que estimula a prevenção da doença. Entre as 8h e 12h deste dia, quem passar pela praça em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, poderá realizar gratuitamente o teste de glicemia capilar, além de receber orientações da equipe multidisciplinar de saúde sobre Diabete Mellitus.

“Trabalhar com prevenção em saúde é a receita para que tenhamos uma população cada vez mais saudável, e é este o objetivo de ações como esta, planejadas pelas equipes da Semus. Mas esse trabalho é contínuo, em todas as nossas unidades e integrado com a comunidade, como o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD), um serviço especializado que oferece atendimento interdisciplinar aos mais de 3300 pacientes que fazem uso de insulina e acompanhamento pelo SUS”, pontuou o secretário de Promoção da Saúde, Marco Antônio Bramorski.

Organizadas em parceria com as ações do Novembro Azul, de estímulo ao cuidado com a saúde do homem, outras atividades relacionadas à prevenção ao diabetes foram realizadas na última semana, como um seminário sobre Diabetes na Infância, voltado aos servidores da saúde; e um mutirão de exames de fundo de olho para os pacientes cadastrados no NAD. No último sábado, dia 10, a Caminhada Azul pela Saúde do Homem e Prevenção do Diabetes reuniu cerca de 50 pessoas na Rua XV de Novembro. Na ocasião também foram ofertados testes de glicemia e aferição de pressão arterial, beneficiando quase 150 pessoas. O exame rápido indica a quantidade de açúcar no sangue, e naquelas pessoas que tiveram alteração, a equipe fez as orientações necessárias e encaminhou aos serviços de saúde, para melhor investigação.

Exames oftalmológicos
A marcação de 500 avaliações da necessidade de exames oftalmológicos em pacientes diabéticos já está em andamento pelas equipes da Semus. O atendimento ocorrerá ao longo do dia 24 de novembro, sábado, no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz, o Galegão. Após a avaliação, havendo necessidade de exames complementares, os pacientes serão encaminhados aos serviços indicados.

A ação, voltada para a conscientização e cuidados com o diabetes, será realizada em parceria com a Associação Filosófica e Beneficente Justiça do Trabalho e a avaliação será realizada por profissionais da equipe da Renal Vida e do Núcleo de Atenção em Diabetes (Semus). O objetivo do mutirão é detectar complicações da doença precocemente, bem como prevenir, conscientizar e orientar a população sobre os riscos e o controle da doença, buscando a melhoria da saúde do diabético.

Por: Marília Prado
Dia Mundial do Diabetes em Blumenau tem foco em diagnóstico e prevenção Dia Mundial do Diabetes em Blumenau tem foco em diagnóstico e prevenção Reviewed by Curta Blumenau on novembro 13, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.