Mês da Hipertensão Pulmonar: doença desconhecida pela maioria da população brasileira

Silenciosa e perigosa, pode apresentar sintomas como a falta de ar e o cansaço extremo, e, na maioria dos casos, o diagnóstico tardio. Especialista ministra palestra nesta sexta-feira (09) para orientar a população.

Quando falamos em hipertensão, é comum nos remeter ao excesso de sal no organismo e em consequências como infarto ou derrame. Porém, existe um tipo de hipertensão que pouca gente conhece e que afeta consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes: a pulmonar.

Em novembro, celebramos o Mês de Conscientização à Hipertensão Pulmonar, e no dia 15, é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar. Para conscientizar a população sobre os riscos da doença, no dia 9 de novembro, o médico Pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, promove palestra sobre Hipertensão Pulmonar direcionada aos profissionais de saúde, esclarecendo algumas dúvidas e questionamento a respeito do diagnóstico da doença.

O evento ocorrerá no Instituto Federal Catarinense, localizado na Rua Abraham Lincoln, 210 - Jardim América - Rio do Sul (SC), às 13h30.

O que é a doença?
A hipertensão pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações das artérias responsáveis por levar o sangue até os pulmões. Com isso, ocorre uma elevação na pressão arterial dos pulmões e uma dilatação do coração que, com o tempo, acaba sobrecarregando o coração, causando falta de ar durante atividades do dia a dia, cansaço e tontura, entre outros sintomas.  Em casos mais graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (ABRAF) em parceria com a Indústria Farmacêutica Bayer, aponta que cerca de 76% dos brasileiros desconhecem a doença. E que em caso de suspeita por causa de certos indícios, menos da metade procuram um pneumologista.

Segundo o pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau (SC), Dr. Ricardo Albaneze, a detecção precoce é realmente um dos grandes desafios da doença. “Por ser tratar de uma enfermidade rara, em que os sintomas podem se confundir com o de outras doenças, muitas pessoas ignoram a existência desta enfermidade”, afirma o pneumologista.

O médico alerta que existem alguns fatores de risco para o surgimento da hipertensão pulmonar, como malformações cardíacas, uso de determinados remédios para emagrecer, doenças reumatológicas ou hepáticas, infecção pelo HIV, além de características genéticas.


Quais os sinais e sintomas de HAP?

O pneumologista ressalta que os sintomas geralmente não se tornam aparentes até que a doença pulmonar esteja avançada. Pacientes que possuem a doença, podem apresentar fadiga, dificuldade respiratória progressiva ao esforço, e em fases mais avançadas da doença, dor torácica, vertigem e tontura ao esforço e síncope evidente.



Com é diagnosticado?
“A doença geralmente não é diagnosticada imediatamente, já que a maioria de seus sinais e sintomas são semelhantes aos de outras condições que afetam o coração e os pulmões, como a asma ou a doença cardíaca coronariana”, afirma Dr. Albaneze.

O tempo do início dos sintomas ao diagnóstico é de aproximadamente dois anos. Vários testes podem ser utilizados para auxiliar o diagnóstico e a exclusão de outras doenças, incluindo:

- Teste de função pulmonar;
- Exame de cintilografia perfusão-ventilação pulmonar;
- Eletrocardiograma;
- Ecocardiograma;
- Exames de sangue;
- Raio x torácico;
- Tomografia;

O teste definitivo para a hipertensão pulmonar é a cateterização cardíaca direta com medidas hemodinâmicas, que confirmam a doença.

Quem sofre a doença?
A doença pode afetar todos os grupos de idade e ambos os sexos, porém, é mais comum em mulheres jovens com idade entre 20 e 40 anos.

Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Por: Bruna Gabriela Ziekuhr

Mês da Hipertensão Pulmonar: doença desconhecida pela maioria da população brasileira Mês da Hipertensão Pulmonar: doença desconhecida pela maioria da população brasileira   Reviewed by Curta Blumenau on novembro 09, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.