Arquivo Histórico de Blumenau digitaliza cerca de 900 documentos e escrituras coloniais

Registros feitos entre 1850 e 1884 podem ser consultados diretamente pela Internet.

Documentos da colônia alemã e escrituras das terras registradas entre 1850 e 1884 já estão disponíveis para pesquisa no acervo online da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A digitalização do material foi possível graças aos R$ 20 mil obtidos com o Prêmio Elisabete Anderle 2017, concedido pela Fundação Catarinense de Cultura. Os documentos podem ser acessados pelo site.

O projeto teve início em janeiro de 2017, sendo finalizado em dezembro deste ano. O trabalho de digitalização envolveu a bibliotecária Rita Barcelos e o historiador Guilherme Rezende. Com os recursos do prêmio, também foram possíveis as aquisições de novos equipamentos, como um notebook e uma scanner.

Na lista de 902 documentos digitalizados constam manuscritos originais referentes aos primeiros moradores da região e também escrituras produzidas pela Diretoria das Terras de Colonização. Também constam informações sobre lotes e linhas coloniais de Santa Catarina do período de 1883 a 1903, época em que não existiam cartórios. A coleção tem ao todo 800 documentos.

“Tal projeto viabiliza a consulta online, no software da Biblioteca de Apoio do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, e dinamiza a pesquisa dos que procuram informações sobre tais temáticas, além de preservar os originais”, destaca o presidente da Fundação Cultural Rodrigo Ramos. “A digitalização do acervo tem sido uma das nossas prioridades e todo o trabalho e suporte que venha contribuir com a preservação da identidade local é muito bem-vinda”, conclui.

Por: Sérgio Antonello.
Arquivo Histórico de Blumenau digitaliza cerca de 900 documentos e escrituras coloniais Arquivo Histórico de Blumenau digitaliza cerca de 900 documentos e escrituras coloniais Reviewed by Curta Blumenau on dezembro 19, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.