Banda Municipal de Blumenau toca no 2º Festival de Trompetes do Vale do Itajaí

Grupo atuará como base para a apresentação do reconhecido trompetista Altair Martins.

Integrantes da Banda Municipal de Blumenau participam nesta quarta-feira, dia 30, às 19h45, do 2º Festival de Trompetes do Vale do Itajaí. O evento reúne desde terça-feira, dia 29, no auditório da Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, grandes nomes da música brasileira. Os representantes de Blumenau atuarão como base para a apresentação de um dos melhores trompetistas do Brasil, Altair Martins. O profissional trabalhou para a Rede Globo, atuando em gravações de trilhas e especiais. Também estão confirmadas as presenças dos professores Wagner Felix, Dudu Quirino, Francisco Carlos de Oliveira (Chiquinho Oliveira), Marcos Braga e Matias Nieva. Os valores para as apresentações restantes até quinta-feira, dia 31, custam R$ 20 e podem ser consultados no site https://www.sympla.com.br.
O festival produzido por músicos independentes tem como objetivo difundir conhecimento sobre o instrumento musical trompete, seja na área pedagógica ou performance. O evento é aberto para trompetistas que atuam na linguagem da música popular, sejam eles estudantes, profissionais ou amantes da boa música. “É uma oportunidade ímpar para conviver com músicos de renome nacional. Nossa participação aumenta ainda mais nossa responsabilidade e amplia a bagagem musical da banda. Será um show imperdível, todos estão convidados”, salienta o maestro da Banda Municipal, João Carlos Cunico.
Saiba mais
Os músicos
- Wagner Felix é trompetista na Orquestra Sinfônica de Santo André, mestre em trompete pela De Paul University, de Chicago (2012), e bacharel pela Faculdade Mozarteum, de São Paulo (2010).
- Altair Martins trabalhou para a Rede Globo, atuando em gravações de trilhas e especiais. Foi membro da Orquestra Tabajara, Idriss Boudrioua Base and Brass e BJBB – Baixada Jazz Big Band. Nos EUA, atuou como lead trumpet das bandas de Tito Nieves, Willie Rosário, Andy Montañez, Bob Grauso Big Band Jazz e muitos outros.
- Dudu Quirino atuou como maestro e diretor musical nos navios da Royal Caribbean International, fundou e dirigiu o "Caraguá Jazz Big Band" e é um dos criadores do "Social Jazz Club Brasil". Participou de festivais, entre eles o "Guca Sérvia Jazz", na Sérvia, e o "Internacional de Jazz - jambalaya", em Ilhabela (SP).
- Francisco Carlos de Oliveira (Chiquinho Oliveira) é trompetista do sexteto do Programa do Jô desde 2000. Formado pelo Conservatório Musical João Batista Julião, de Sorocaba, atuou nas bandas "Brasília Modern Six", "Orquestra Orfeu Negro", "Santa Mônica" e "Casablanca", como arranjador e trompetista entre os anos de 1972 e 1989. Gravou com Gonzaguinha, Selma Reis, Arthur Maia, Ed Motta, Nana Caymmi, Ivan Lins, Jorge Ben Jor, Elba Ramalho, entre outros. Chiquinho é líder da Big Band Metalmanera.
- Marcos Braga é trompetista, compositor e arranjador. É um dos coordenadores do Jazz Trumpet Festival e Academia de Trompetes de São Paulo. Atualmente, integra a Speakin' Jazz Big Band que já acompanhou nomes como Eric Myiashiro, Allen Vizzutti, Byron Stripling, Jon Faddis e Arturo Sandoval. Tem seu trabalho autoral com Marcos Braga Noneto.
- Matias Nieva é professor argentino e um dos músicos mais versáteis e ativos na cena musical de seu país. É trompetista da orquestra Estável do Teatro Argentino de La Plata (Argentina), improvisador, conferencista internacional, fundador e criador do Trumpet Fest Argentina.

Por: Sérgio Antonello
Banda Municipal de Blumenau toca no 2º Festival de Trompetes do Vale do Itajaí Banda Municipal de Blumenau toca no 2º Festival de Trompetes do Vale do Itajaí Reviewed by Curta Blumenau on janeiro 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.