Defesa Civil de Blumenau alerta sobre os cuidados com as chuvas nesta época do ano


Em função das altas temperaturas, a presença de chuvas é muito comum nesta época na região.

Em função da elevação da temperatura, muito comum nesta época do ano, a presença de chuvas pode ser tornar uma constante na região do Vale do Itajaí. A situação ocorre principalmente nos finais de tarde. Por isso, a Defesa Civil alerta à comunidade sobre os procedimentos que devem ser tomados para se prevenir de enxurradas, além de minimizar também possíveis acidentes.

As orientações priorizam a escolha de um local adequado para depositar o lixo ou entulho, evitando assim obstruir a passagem de água pluvial. Além disso, o morador deve evitar contato com a água da enxurrada, alagamento e inundação. A medida serve para evitar o risco de ser arrastado, levar um choque elétrico ou contrair doenças.

Orientações:
- Evitar construir em encostas muito íngremes e próximas a ribeirões e rios.
- Não jogar lixo ou entulho em locais impróprios.
- Não obstruir a passagem da água pluvial (chuva).
- Fazer periodicamente a limpeza das calhas e ralos.
- Não fazer cortes ou terraplanagem em encostas sem licença da Prefeitura. Isto pode contribuir para a instabilidade do terreno.
- Ficar atento ao nível dos rios e ribeirões perto de casa. Se estiver subindo, reunir a família e se dirigir para um local seguro.
- Evitar o contato com a água da enxurrada, alagamento e inundação. Isso serve para evitar ser arrastado, levar um choque elétrico ou adquirir doenças.
- Nunca dirigir em áreas inundadas. Se possível, estacionar em local elevado e esperar a água baixar.
- Acompanhar os boletins meteorológicos pelo site do AlertaBlu, além das informações dos veículos de imprensa.

Por: Joni César
Foto: Michele Lamin
Defesa Civil de Blumenau alerta sobre os cuidados com as chuvas nesta época do ano Defesa Civil de Blumenau alerta sobre os cuidados com as chuvas nesta época do ano Reviewed by Curta Blumenau on janeiro 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.