Os Artesãos podem fazem cadastro para carteira profissional aqui em Blumenau

Avaliação dos profissionais blumenauenses será no dia 5 de fevereiro, na sede da Ammvi.

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) fará na próxima terça-feira, dia 5 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, a avaliação para confecção da Carteira Nacional do Artesão. O cadastramento dos profissionais ocorrerá na sede da Ammvi (Rua Alberto Stein, 466, na Velha) por ordem de chegada. O processo pode demorar, pois o avaliador terá documentos a preencher, como também deverá avaliar os trabalhadores. A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), como integrante do colegiado de cultura da associação, auxilia no processo de divulgação do processo de inscrições que devem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScsig03I1dXacp1Y6I3SJv63H-uYFqd7Jtko4sfQUCVLu0sgA/viewform.
A Carteira Nacional do Artesão é emitida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato e com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB). O documento é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.
A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), cujo propósito é fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo. Não é necessário estar filiado a nenhuma associação de artesãos para obter a carteira.
Saiba mais
Requisitos para a obtenção da carteira
- Ser maior de 16 anos
- Para estrangeiros, apresentação do visto de permanência no país
- Apresentar três peças prontas - de cada matéria-prima/técnica adotada e foto com qualidade de cada peça
- Uma foto 3x4 colorida/recente, sem rasura
- Fotocópia do comprovante de residência (ou a declaração de residência, anexa, preenchida)
- Fotocópia da carteira de identidade e do CPF
- No caso dos indígenas, cópia do Registro da Fundação Nacional do Índio (Funai)
- Fazer o artesanato in loco. Se não for possível confeccionar o artesanato in loco por falta de alguma máquina, deve-se trazer vídeo mostrando como é a confecção do produto
Vantagens
- Identidade profissional
- Isenção do ICMS dentro do Estado
- Facilidades de acesso a microcréditos
- Ser contribuinte autônomo/artesão para fins previdenciários
- Possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais
- Possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato
 
Por: Sérgio Antonello
Os Artesãos podem fazem cadastro para carteira profissional aqui em Blumenau Os Artesãos podem fazem cadastro para carteira profissional aqui em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on janeiro 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.