CineArte conta a história da TV Coligadas

O primeiro canal de televisão de Santa Catarina começou a operar em Blumenau no dia 2 de setembro de 1969.

O CineArte de março exibe três produtos elaborados com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC). Na sessão do dia 11 de março, os cinéfilos conhecerão parte da história da TV Coligadas Canal 3, a primeira emissora de televisão a entrar em operação em Santa Catarina. A trajetória desse veículo de comunicação começa justamente em Blumenau, em 1969. A sessão começa às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner. A entrada é franca.
Para coletar os registros históricos, a produção do documentário entrevistou 11 profissionais ligados ao surgimento dessa mais nova opção de informação e entretenimento para a época. O projeto foi idealizado pelo jornalista André Luiz Bonomini e tem na direção geral a produtora cultural e jornalista Soila Freese.
Até a inauguração da TV, a metade do Estado recebia apenas o sinal fraco da TV Paraná – Canal 6, de Curitiba. Até Florianópolis, o sinal vinha da TV Piratini, de Porto Alegre. Blumenau, Brusque, Itajaí e outras regiões recebiam o sinal da emissora paranaense.
Naquela época, os catarinenses sabiam mais do Paraná do que sobre o próprio Estado. Apesar de Santa Catarina ser um Estado com várias emissoras de rádio, a TV ainda não tinha chegado. O Grupo Coligadas já existia com as emissoras de rádio. Em 2 de setembro de 1969, a TV Coligadas - “A Emissora de Integração Catarinense” -, foi ao ar em caráter oficial.
Saiba mais
Dia 11
TV Coligadas - A Aventura do Canal 3
Sinopse: o filme destaca parte da história e da trajetória da primeira emissora de TV de Santa Catarina, a TV Coligadas, que surgiu em Blumenau. Foram entrevistadas 11 profissionais que atuaram no setor administrativo da emissora, comunicadores, apresentadores e ex-funcionários. Foram coletados relatos de Airton Floriani, Antônio Amaro de Souza (Tico), Carlos Braga Mueller, Flávio J. A. Coelho, Ingo Penz, José Geraldo Pfau (Zé Pfau), Oscar Jenichen, Osmar Laschwitz, Sueli Petry, Victor Sasse e Zair Anibal de Souza (Zico).
Dia 18
Gosto de Sal
Sinopse: o documentário conta a história da viagem do navegador Wlademir Juliano Treis desde a Sardenha, Mar Mediterrâneo, para o Brasil. A viagem registrada entre os anos 2009 e 2010 foi a bordo de um pequeno veleiro de madeira medindo 8 metros de comprimento. Com duração de uma hora e seis minutos, roteiro é de Wlademir Juliano Treis e direção de Nassau de Souza. O documentário também é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau.
Dia 25
Pedalando com Índios
Sinopse: o documentário é composto de registros feitos pelo casal Narbal Andriani Junior e Christiane Mueller, coletados durante uma viagem de bicicleta de 12 mil quilômetros. O casal passou por 10 países da América Latina, visitou lugares como Serra Pelada, Eldorado dos Carajás, a grande savana venezuelana, contornando o Mar do Caribe, até as ruínas maias mexicanas. Os aventureiros conheceram um pouco mais das etnias Carajás, Tapirapés, Waimiri-Atroaris e Kogis, remanescentes da cultura milenar pré-colombiana. Com início no estado brasileiro de Minas Gerais, foram quase 18 meses de viagem exclusivamente com o uso de bicicletas.
Local: Cine Teatro Edith Gaertner, Fundação Cultural de Blumenau
Horário: 19h
Entrada franca

 Por: Sérgio Antonello 
CineArte conta a história da TV Coligadas CineArte conta a história da TV Coligadas Reviewed by Curta Blumenau on março 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.