Projeto de integração entre a Schornstein e os alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte segue em 2019


Depois do lançamento de quatro latas com receitas criadas pelos estudantes e produzidas na fábrica, novo ciclo foi confirmado e deve contar com mais quatro estilos


Quando optam por cursar a capacitação em Mestre Cervejeiro da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), os alunos vivenciam não só um período de estudos como tem a chance de ter o primeiro rótulo criado por eles nas prateleiras. E isso vai acontecer também em 2019. O projeto UsinaSchornstein, que une uma das primeiras cervejarias artesanais do país e a única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina, foi renovado para este ano.

No ano passado, foram lançados quatro rótulos pela metodologia: Session IPA, Catharina Sour, Munich Dunkel e Belgian Blonde Ale. Todas em latas de 473ml. A cada lote produzido, um valor foi repassado para a ESCM, que reverteu o montante em bolsas de estudos.

Além de ser a mais vendida entre as quatro, a Catharina Sour Cupuaçu ainda trouxe um prêmio internacional para o projeto: a prata na Copa Cervezas de America.

Para o diretor da cervejaria, Adilson Altrão, a junção entre inovação e qualidade dos rótulos apresentados trouxe o êxito para a Usina Schornstein. “As cervejas refletem todo o processo. Desde a definição do estilo, passando pelos aprendizados dos alunos e pela nossa dedicação em trazer características de produção para aquelas bebidas. A Usina Schornstein é um ciclo virtuoso onde ganham os estudantes, ganhamos como marca e ganha o mercado, com boas cervejas e profissionais que tiveram essa vivência”, diz.

Carlo Bressiani, diretor da ESCM, destaca que a colaboração entre a indústria e a academia faz parte da formação de profissionais ainda mais completos. “Estamos na sétima turma do curso de Mestre Cervejeiro e todas tem um aproveitamento do mercado muito bom. Em 2018, quando o Usina Schornstein começou, tivemos um reforço que certamente vai trazer benefícios também para os alunos em 2019”, diz.

A previsão é de que mais quatro rótulos sejam lançados. Dois ainda no primeiro semestre. 

Sobre a Schornstein
Uma das pioneiras da cerveja artesanal no país, a Schornstein surgiu em 2006 na cidade mais alemã do Brasil. O nome da marca significa chaminé, uma das características do prédio onde foi fundada. A matriz da cervejaria fica em Pomerode (SC). Lá são produzidos rótulos como IPA, APA, Bock, Weiss, Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Stout, Witbier, APA, Imperial IPA e Schornstein Soul.

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte
Com mais de 6 mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja é Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Por: Marina Melz
Projeto de integração entre a Schornstein e os alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte segue em 2019 Projeto de integração entre a Schornstein e os alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte segue em 2019 Reviewed by Curta Blumenau on março 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.