Rio Itajaí-Açu era o balneário dos moradores de Blumenau há 70 anos


Blumenau é uma cidade onde faz calor. Mesmo 70 verões atrás, todos procuravam uma forma de se refrescar. Quem podia, e não eram muitas as famílias, se mudava para o litoral na temporada. 

Quem não conseguia recorria às águas do Rio Itajaí-Açu. E foi assim que, na década de 1940, os blumenauenses elegeram a Prainha, no bairro Ponta Aguda, como seu balneário de verão.

Havia quem tomasse banho, quem pescasse robalo ou quem fosse ao local para torcer pelos competidores nas disputas de canoagem. Assim, a Prainha se tornou um local de encontro das famílias. 

Quem conta esta história é Sueli Petry, diretora do Patrimônio Histórico e Museológico de Blumenau, e que há mais de 30 anos trabalha no resgate e na preservação da memória local.

— A Prainha era um lugar onde as pessoas faziam piquenique — explica Sueli.

Desde o final do ano letivo nas escolas do município, o pequeno balneário passava a receber os visitantes. Era um ponto de encontro estratégico, pois fica próximo ao Centro, bem na curva da margem esquerda do rio. 

Do outro lado, pessoas embarcavam e desembarcavam dos navios que ligavam Blumenau ao litoral. Assim, também era possível embarcar na Prainha para alcançar o porto. 

Entre 1970 e 1980, o local foi urbanizado. Desde então, passou por outras transformações. A maior delas seja talvez imaterial: deixou de ser o balneário dos blumenauenses, afinal, mais pessoas podem se deslocar ao litoral hoje. Fica a lembrança de outros verões. 

Sueli Petry trabalha no resgate e conservação da memória de Blumenau há mais de 30 anos

Por: dc.clicrbs.com.br
Foto: Jornal de Santa Catarina / Agencia RBS
Rio Itajaí-Açu era o balneário dos moradores de Blumenau há 70 anos Rio Itajaí-Açu era o balneário dos moradores de Blumenau há 70 anos Reviewed by Curta Blumenau on março 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.