TV nacional vai contar história do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau

Equipe do programa Conhecendo Museus ficará em Blumenau até quarta-feira para gravar edição especial, que irá ao ar no segundo semestre.

Cinco profissionais da equipe de produção do programa Conhecendo Museus visitam até quarta-feira, dia 13 de março, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), onde conduzem as gravações para um programa especial sobre o Museu de Hábitos e Costumes. A obra audiovisual apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil. O objetivo é divulgar bens e valores culturais da humanidade, compartilhando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos.
O projeto resgata a memória brasileira - inscrita nos objetos, obras de arte e documentos -, consolidando-a num conjunto de informações acessíveis, como colabora na formação e no aperfeiçoamento da consciência crítica dos telespectadores, em particular os mais jovens. De acordo com o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, a indicação do Museu de Hábitos e Costumes se deu através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A historiadora Sueli Petry e a museóloga Marcela Borel, além de monitores, são os protagonistas do projeto. A série mantém estreita afinidade com a grade de programação da TV Brasil e TV Escola com a preocupação das emissoras em transmitirem conteúdos de qualidade.
O conjunto de programas tem motivação paradidática. Os museus de vocação variada, espalhados por todo o país, são retratados na sua integridade, com a exposição detalhada dos acervos, com a revelação das histórias por trás das peças, com o esclarecimento dos critérios técnicos de escolha delas.
Estética
Com episódios de 26 minutos de duração, divididos em dois blocos, o programa investe em linguagem ágil, moderna, visualmente atraente. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Essa opção estética permite a personalização do narrador, da fotografia e da edição, afastando a obra das fórmulas marcadamente codificadas do jornalismo ou dos vídeos de inspiração institucional.
Mesmo que dirigido a audiências mais jovens, o programa, pelo formato e narrativa, poderá ser assistido por telespectadores de outras faixas etárias. O esforço de sensibilizar um segmento do público não implica preterir todos os outros.
Os programas serão ineditamente exibidos para o grande público pela TV Brasil/EBC e TV Escola/MEC. A previsão é que a edição sobre o museu de Blumenau seja veiculada no segundo semestre deste ano.

Por: Sérgio Antonello 

TV nacional vai contar história do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau TV nacional vai contar história do Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on março 11, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.