Workshop ensina a desenhar com lápis de carvão

Atividade foi conduzida pelo professor pernambucano Marcelo Costa na Fundação Cultural.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) e a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveram nesta segunda-feira, dia 25 de março, o workshop de desenho a lápis de carvão. A aula foi ministrada pelo professor pernambucano Marcelo Costa.
Previsto para o máximo de 15 participantes, o workshop contou com a presença de 18, sendo sete deles associados da Bluap e 11 participantes da comunidade, com presenças de Jaraguá do Sul e Joinville. “Como não foi possível atender todos os interessados, Marcelo prometeu voltar para mais uma atividade em setembro”, comentou a gerente do museu, Mia Ávila.
O desenho a carvão é uma das técnicas clássicas mais antigas que se conhece e ao mesmo tempo o mais simples. O material é feito de paus de madeira carbonizados, geralmente de ramos de salgueiro, videiras, roseiras. Marcam com facilidade, proporcionando traços amplos e a possibilidade de cobrir grandes superfícies com sombra. Pelas suas qualidades expressivas, é possível plasmar atmosfera, luz e inclusive cor aos temas realizados com este material. Também pode ser usado o carvão acondicionado industrialmente na forma de lápis, ou seja, lápis com minas em carvão.
Marcelo Costa é natural de Pernambuco e dedica-se à arte de desenhar, sendo também retratista. Atua como professor de desenho há oito anos e  estuda técnicas de aquarela, aerografia e tatuagem, no Cedup e Senai. Recentemente instalou seu ateliê onde também atua como tatuador e produz retratos sob encomenda. Organizou exposições na Câmara Municipal de Blumenau, no Shopping Neumarkt e no evento de comemoração de 30 anos da Bluap, onde é membro associado desde 2014.

Por: Sérgio Antonello 
Workshop ensina a desenhar com lápis de carvão Workshop ensina a desenhar com lápis de carvão Reviewed by Curta Blumenau on março 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.