Livro eterniza a história da Blumenau Colônia

Publicação em formato de álbum marca os 200 anos do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.

O projeto de publicar o livro-álbum sobre Blumenau ganhou forma e vida. Após muitos estudos e pesquisas, o "Colônia Blumenau no Sul do Brasil" traz textos e imagens sobre a cidade. O lançamento da obra será no dia 2 de maio, às 19h, no Mausoléu Dr. Blumenau. Os 200 primeiros convidados recebem bilhetes numerados para o sorteio de 50 exemplares da publicação.
Relatos dos primeiros descendentes imigrantes da colônia fazem parte do livro, que segue uma cronologia desde 1848, ano da primeira exploração do Rio Itajaí, até 1934, quando houve o desmembramento dos distritos de Blumenau. “Esta obra integra as ações comemorativas aos 200 anos de nascimento do Dr.Blumenau. Um trabalho de muitas mãos. É também uma forma de homenagear aqueles que trabalham com acervos públicos e privados, preservando a história”, comenta o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos.
Certamente um olhar mais crítico acerca dos personagens que marcaram nossa história. Além desta publicação, outros dois livros também devem ser lançados na programação festiva dos 200 anos de nascimento do Dr.Blumenau.
O organizador do projeto, Gilberto Schmidt-Gerlach, diz que só foi possível viabilizar o livro por meio da Lei Rouanet, junto a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, de seus patrocinadores, apoiadores e do Clube do Cinema Nossa Senhora do Desterro, que é o coordenador geral e o proponente do referido projeto.
"Sou morador do município de São José, braço da colonização alemã em Santa Catarina. Estudei quatro anos em um colégio interno em Blumenau e me apaixonei pela cidade. Escrevi livros sobre a minha cidade e sobre Florianópolis, precisava escrever sobre Blumenau também”, diz ele. “Foram 20 anos de pesquisa e 10 anos trabalhando neste projeto. Fiz mais de 20 `bonecos' do livro para obter o resultado atual. É uma obra muito sucinta, cheia de peculiaridades", explica.
O livro-álbum tem edição em português e legenda das fotos em português e alemão. Apresenta a criação da Colônia, fundada pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, no ano de 1850, às margens do Rio Itajaí-Açu. Por meio de relatos, o livro mostra mais sobre como foi à disseminação da cultura germânica no Vale do Itajaí, e permite que a comunidade de Blumenau saiba mais sobre a importância e valorização do legado da imigração. "Esta edição é, sem dúvida, um referencial de leitura, não se trata de uma edição escrita de maneira enciclopédica ou acadêmica", declara a diretora do Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau e autora da orelha da obra, Sueli Maria Vanzuita Petry.
Pesquisa
A cada narrativa descrita, um preâmbulo anuncia dados biográficos do autor do texto, buscando situar o leitor cronologicamente na sequência de formação da Colônia Blumenau. "Com minha contribuição espero aclarar e desfazer lendas e versões sobre Eduardo Hoerhann, principal personagem branco, trazendo mais luz individual sobre alguns índios, índias e caciques. Pela primeira vez seus nomes tribais e suas imagens serão identificados", diz um dos autores, Marcondes Marchetti, que ao lado de Bruno Kilian Kadletz, fez parte do projeto como pesquisador.
Mil exemplares serão impressos, destinados para doação à Biblioteca Nacional, ao Ministério da Cidadania, Bibliotecas das escolas públicas de Blumenau e cidades vizinhas, além do Instituto Histórico da cidade e museus da região, viabilizando o acesso à obra. Após o lançamento, o livro estará disponível gratuitamente para download no site da Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura.
Colônia Blumenau no Sul do Brasil
Lançamento: dia 2 de maio, às 19h
Local: Mausoléu Dr. Blumenau.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro
Texto, Pesquisa, Revisão e Organização: Gilberto Schmidt-Gerlach
Pesquisa: Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti
Produção Executiva: Rede Marketing Cultural
Coordenação Editorial: Dra. Carmen Lucia Fóes Cruz Lima Gerlach, Ariane Bisetto (In Memoriam), Gunnar da Cruz Lima Gerlach e Dra. Alice da Cruz Lima Gerlach.
Design, Tratamento de Imagens, Coordenação e Editoração Gráfica: Renato Rizzaro
Tradução: Pedro Jungmann
Impressão e Acabamento: Koncor
Capa: Joseph Brüggemann, c. 1865 - Porto de Blumenau / Hafen Von Blumenau (Acervo / Sammlung Bruno Kilian Kadletz)
Catalogação na Publicação: Onélia Silva Guimarães (CRB-14/071)
Patrocinadores: Tarpan Comércio de Veículos e Peças Ltda, Gotemburgo Veículos, Breitkopf Administradora de Consórcio Ltda, Metalúrgica Fey Ltda, Posthaus Ltda, Celesc Geração S/A, Premier Veículos Ltda, Cartondruck Gráfica Ltda, BRDE
Apoiadores: Prefeitura/Fundação Cultural de Blumenau, Fundação Hermann Hering e Rotary Clube de Blumenau

Por: Sérgio Antonello

Livro eterniza a história da Blumenau Colônia Livro eterniza a história da Blumenau Colônia Reviewed by Curta Blumenau on abril 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.