Cervejarias de cinco municípios catarinenses criam Associação Vale da Cerveja


Contando com 10 fábricas, além da Escola Superior de Cerveja e Malte, entidade nasce com o objetivo promover a competitividade, desenvolver ações conjuntas e a apoiar iniciativas ligadas ao turismo


Quando o assunto é cerveja artesanal, o Vale Europeu é uma das regiões mais conhecidas do país por reunir tradição e inovação. No que diz respeito ao pioneirismo, além de algumas das marcas que deram início ao fortalecimento do setor no Brasil, ainda abriga o Festival Brasileiro da Cerveja, o Concurso Brasileiro de Cervejas e a Escola Superior de Cerveja e Malte, única instituição especializada na bebida na América Latina. Já no que tange a inovação, Santa Catarina foi o terceiro estado que mais cresceu em número de fábricas e Blumenau está entre as 10 cidades que mais registraram novos rótulos em 2018, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para seguir com essa expansão e entender as pautas comuns a todos os negócios do setor, representantes de 10 cervejarias das cidades catarinenses de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó e Pomerode criaram na última semana a Associação Vale da Cerveja. O lançamento oficial foi nesta segunda-feira (20), na Schornstein, em Pomerode (SC).

A entidade sem fins lucrativos tem como objetivos a aproximação das marcas para o fortalecimento do segmento na região, o estímulo ao turismo e o combate às práticas ilegais do setor, entre outros.

As cervejarias que integram o movimento são: Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier. Uma cerveja colaborativa entre todas elas, com o estilo Helles, será lançada nos próximos meses. O primeiro presidente é Daniel Reginatto, que segue à frente da associação até 2021.

De acordo com Reginatto, a mobilização aconteceu com a troca de experiências entre os gestores dos negócios e a identificação de problemas comuns, que podem ser combatidos com o associativismo. “Entendemos que pautas acabam ganhando mais força quando trabalhadas em conjunto. E é por isso que a associação surgiu”, comenta.

Podem ser admitidas cervejarias que produzem até 3 milhões de litros por ano – uma média de 250 mil litros ao mês – e tenham sede num dos municípios já citados. 


Por: Marina Melz

Cervejarias de cinco municípios catarinenses criam Associação Vale da Cerveja Cervejarias de cinco municípios catarinenses criam Associação Vale da Cerveja Reviewed by Curta Blumenau on maio 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.