Concerto erudito celebra 200 anos do nascimento do Dr. Blumenau

Concerto gratuito no Teatro Carlos Gomes acontece no domingo, dia 26.

A Prefeitura e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) promovem neste domingo, dia 26, às 19h, no Teatro Carlos Gomes, um concerto erudito com entrada gratuita. O espetáculo integra a programação dos 200 anos de nascimento do Dr. Hermann Blumenau, que a prefeitura desenvolve durante todo o ano. Na oportunidade também serão celebrados os 20 anos de criação da Orquestra da Furb e os 55 anos da universidade.
A noite especial contará com peças de Haydn, Vivaldi, Bach e Beethoven, além de outros compositores. O concerto será regido pelos maestros Roberto Rossbach e Luiz Lenzi. A participação especial ficará por conta do Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis.
O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, conta que o concerto foi um desafio. “A ideia surgiu no fim de fevereiro. Preparar um repertório tão rico em nuances e coloraturas tão diferentes foi um desafio para músicos, cantores e para a regência”, comenta. “Contudo, sabendo da capacidade profissional dos talentos que vão se apresentar, ficamos bastante empolgados com o projeto e o maestro Roberto aceitou o desafio. Tenho certeza de que será um lindo concerto para marcar os 20 anos de atuação desta importante orquestra, iniciada pelo querido maestro Frank Graf”, afirma.
Sendo Hermann Blumenau um intelectual em sua época é muito provável que ele tenha ouvido a execução de muitas destas músicas. “Assim é uma forma de homenagearmos o fundador da cidade, que neste ano completaria 200 anos”, lembra Rodrigo Ramos.
A orquestra
A Orquestra da Furb iniciou as atividades em 1999, sob a regência do maestro e comendador da Cultura, Frank Graf, na gestão do reitor Egon Schramm, e hoje é consolidado como um projeto de extensão da universidade que oportuniza aos acadêmicos do curso superior em Música e comunidade vivências práticas de grupo. Profissionais da música, convidados e voluntários integram a formação desta orquestra.
O Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis é formado, basicamente, por cantores de Blumenau e região. Iniciou as atividades em agosto de 2012, com o intuito de fomentar e divulgar a música coral clássica na cidade. O concerto de estreia, denominado Soli Deo Gloria, ocorreu em dezembro 2012, no Teatro Carlos Gomes. Tem no currículo concertos de Natal (2013, 2014, 2015 e 2017), o Concerto Mestres do Barroco (2014) e Folia Renascentista (2015). Até agosto de 2015 o coro recebeu a orientação vocal do tenor Marcos Liesenberg, e desde sua fundação está sob a regência do maestro Roberto Rossbach.

Por: Sérgio Antonello

Concerto erudito celebra 200 anos do nascimento do Dr. Blumenau Concerto erudito celebra 200 anos do nascimento do Dr. Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on maio 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.