Grupo folclórico faz exposição de trajes típicos germânicos em Blumenau (SC)

Mostra fica até dia 31 de maio no Museu dos Clubes de Caça e Tiro da Itoupava Central.

Um prato cheio para quem aprecia indumentária típica, pesquisa e história é a iniciativa que o Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht) traz a Blumenau. Em uma nova exposição de traje típico alemão, o grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweigerlandestracht, utilizado pelo Eintracht, em homenagem a Dr. Blumenau e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho cultural do grupo. A mostra pode ser visitada no Museu dos Clubes de Caça e Tiro até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade.

A iniciativa faz parte do projeto Dança... Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital Número 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. "O projeto também leva um pouco da dança e da música folclórica alemã a deficientes visuais e idosos, além de fomentar atividades culturais ligadas à preservação de usos e costumes alemães", explica a coordenadora do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg.

O projeto tem alguns objetivos, entre eles o de preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe; pesquisar peças originais, valorizando a indumentária; apresentar danças e trajes autênticos para o público; versatilizar o uso das indumentárias conforme a ocasião, ou seja: ocasião formal - traje de Festa/Gala, evento popular - traje de domingo, além de ampliar os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do munícipio, Dr. Blumenau.

Saiba mais
Exposição de trajes do acervo Eintrachtvolkstanzgruppe
Onde: Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10.377, Itoupava Central)
Visitas: gratuitas até 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30
Na internet: acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/eintrachtvolkstanz

Por: Sérgio Antonello

Grupo folclórico faz exposição de trajes típicos germânicos em Blumenau (SC) Grupo folclórico faz exposição de trajes típicos germânicos em Blumenau (SC) Reviewed by Curta Blumenau on maio 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.