Memória Digital: Rua 15 de Novembro - Blumenau / SC

Principal via comercial do Centro já foi chamada de Rua da Linguiça no tempo de colônia.

Rua da Linguiça, assim era conhecida a Rua XV na época da Blumenau colônia. Isso porque um animal separou-se do rebanho e embrenhou-se nas matas, atravessando o ribeirão Garcia, seguindo pela margem do rio em direção ao atualmente conhecido bairro da Velha. Quando os colonos sentiram falta do animal, muniram-se de facões e foices e seguiram os rastros. O corte feito ao longo do percurso constitui-se numa picada cheia de curvas e voltas, que, mais tarde, deu origem ao traçado da XV.

A sinuosidade da via fez com que a população local a chamasse de “Bratwustrasse” (Rua da Linguiça). A imagem destaca a Rua 15 de Novembro no período de 1900 (trecho compreendido entre a Rua Nereu Ramos e a Igreja Católica). A ponte em primeiro plano sobre o Ribeirão Bom Retiro desapareceu com a canalização do ribeirão e respectivo aterro do leito. A primeira casa à direita era de Kiesel e a segunda a de Ermelich, onde foi o Hotel Boa Vista e atualmente está o Edifício Catarinense.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Especial Rua XV de Novembro N.S. Marketing & Comunicação / Revista da XV, Fundo Memória da Cidade: Comunicação e Transporte - Ruas – Rua XV – Reurbanização. CLA 4.13.Q)
Memória Digital: Rua 15 de Novembro - Blumenau / SC Memória Digital: Rua 15 de Novembro - Blumenau / SC Reviewed by Curta Blumenau on maio 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.