Plano Municipal de Turismo define ações para segundo semestre de 2019

Ações foram programadas em reunião realizada no Parque Vila Germânica.

Os participantes do Plano Municipal de Turismo (PMT) de Blumenau se reuniram na última quarta-feira, dia 15, no Parque Vila Germânica. O motivo da reunião foi para definir as ações a serem desenvolvidas no segundo semestre deste ano. Com o objetivo de maximizar os resultados do PMT, na reunião foi apresentada uma análise de priorização dos projetos e ações ainda não concluídas. 
A Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), sob orientação do Senac, avaliou e escolheu para cada Câmara Temática (CT) presente dentro do plano (Gestão, Marketing, Infraestrutura e Produtos e Serviços) até três projetos prioritários a serem realizados ainda neste ano.
“A reunião realizada com as Câmaras Técnicas mostra que a participação ativa de todas as entidades envolvidas no Plano é de suma importância para a execução dos projetos”, afirma a diretora de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e Lazer, Luisa Borda.
Dentro da CT de Produtos e Serviços, um dos projetos entendidos como prioritários é a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) também para a Vila Itoupava. A idéia é seguir o que foi realizado na Nova Rússia, que teve ações mapeadas para desenvolver o turismo da região. A Vila Itoupava é uma região com grande potencial turístico, com suas características históricas e culturais de colonização fielmente preservadas. 
Além deste projeto, a câmara visa contribuir, em parceria com todos os museus e espaços de memória da cidade, para a criação de um programa de qualificação e capacitação das estruturas e mão de obra.
Já na câmara de Gestão, os esforços serão concentrados para criar o Observatório de Turismo de Blumenau. Para o eixo de Marketing, a intenção é elaborar um Plano de Marketing Turístico da cidade.
Sobre o PMT
O Plano Municipal de Turismo foi sancionado em 2016 e é um importante documento de planejamento e gestão que visa definir os programas e ações do turismo local para os próximos 10 anos de forma sustentável. Tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística no município de Blumenau, considerando o desenvolvimento regional, buscando proporcionar boas experiências aos visitantes e beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.
Além da participação da iniciativa privada, entidades e poder público, a comunidade também pode contribuir. Para participar, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Lazer através do telefone (47) 3381-7522 ou pelo e-mail pmt@blumenau.sc.gov.br. 

Por: Diorgnes Saldanha Lima
Por: Juliano Splitter
Plano Municipal de Turismo define ações para segundo semestre de 2019 Plano Municipal de Turismo define ações para segundo semestre de 2019 Reviewed by Curta Blumenau on maio 17, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.