3ª TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES - CURTA BLUMENAU


Espaço Cultural Cidade de Blumenau expõe Bauhaus

Museu de Arte destaca em julho a produção do grupo As Catarinas em homenagem aos 100 anos da escola.

Há cem anos Bauhaus iniciou as atividades como escola e reuniu nessa instituição pessoas das mais diferentes linhas de pensamento e ação. Nos tempos atuais, os ensinamentos da escola permanecem com grande influência no dia-a-dia. Diante de tamanha importância, o grupo de tecelãs As Catarinas traz para o Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia 4 de julho, trabalhos em homenagem a essa importante escola centenária.
As tecelãs catarinenses têm como objetivo principal desenvolver suas habilidades inicialmente no desenho e na fotografia, traduzindo-os para cartões e posteriormente confeccionar tapeçarias. Esse também foi o propósito na escola Bauhaus, onde o processo manual estava sempre conectado com o design. Essa proposta expositiva é uma homenagem aos cem anos do início das atividades da escola.
Bauhaus 1919-2019, que ocupará o Espaço Cultural Cidade de Blumenau, no prédio da Fundação Cultural, é composta por nove pequenos formatos de 25 x 25 cm. Ela tem como referência a tapeçaria de Gunta Stölzl, professora de tecelagem da escola Bauhaus. A obra original está exposta no acervo do Bauhaus-Archiv, em Berlin.
As Catarinas redesenharam em nove partes o grande painel e, na confecção dos pequenos formatos, as tecelãs usaram as mesmas combinações de cores, alternando materiais. Compõem o grupo Elke Hulse, Patrícia Simões Pires, Andreia Peixoto, Marize Didone, Marcia Miotti, Elena Iyzuka, Luciane Sell da Silva, Yramaia da Poian e Sonia Zaccaron. Essa obra esteve em 2018 na exposição “The Biggest Little Tapestries in the World” de pequenos formatos, em Reno, Nevada (USA).

Serviço

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 4 de julho
Horários: 
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical 
Visitas: até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

As exposições
“Reminiscências”, de Jairo Valdati, “O Somsilencio da imagem”, de Zé Paiva, “Entre Cores e Linhas”, de Miriam Puerta, “Raiz, veia, afluente”, de Jussara Marangoni, “Partes”, de Ricardo Kugler, “Naturezas possíveis... possíveis naturezas”, da Bluap, e “Bauhaus 1919 – Catarinas 2019”, das Catarinas.

Por: Sérgio Antonello


3ª TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES - CURTA BLUMENAU 3ª TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on junho 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.