Mais do que um simples cafezinho - CURTA BLUMENAU



Ele está presente em diversas ocasiões. O café nos desperta, conforta, finaliza uma refeição ou rega boas conversas e encontros. É a bebida não alcoólica mais consumida no Brasil, segundo uma pesquisa da Euromonitor Internacional. Puro, com leite, coado, na prensa, na aeropress, como base até para drink: quando o assunto é degustar esse líquido sagrado e de sabor tão intenso e único, não existem regras.

O universo dos cafés traz uma diversidade e riqueza sensorial inexplicável. São inúmeros aromas e notas que a bebida oferece ao paladar que, ouso dizer, a pessoa que não gosta de tomá-la é porque não conheceu o tipo certo. A variedade de grãos, a forma como é feita a torra, o método de extração – tudo isso tem influência direta no gosto que vai para xícara.

Nos últimos anos o público passou a se interessar e aprofundar um pouco mais sobre o assunto. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2016, os cafés chamados de tradicionais correspondiam a 91% da exposição na área de venda, enquanto os especiais representavam 6%. Já em 2019, a partir de estudos realizados em janeiro, os tradicionais foram responsáveis por 81% da exibição e os especiais subiram para 12%.

Quando meu sócio e eu resolvemos investir neste segmento, em 2016, pouco se falava sobre o assunto. Abrimos a primeira cafeteria de cafés especiais com torrefação própria do Vale do Itajaí e acompanhamos de perto o movimento da bebida – e dos métodos fora do comum – até ganhar a forma que tem hoje. Ainda há muito a ser explorado, mas estamos caminhando.

Neste ano conseguimos trazer uma importante competição do setor para Blumenau (SC). O Campeonato Brasileiro de Aeropress é a confirmação de que a região tem potencial neste mercado e que, assim como aconteceu com a cerveja artesanal, que se fortificou por aqui, os cafés podem seguir o mesmo caminho.

Quente ou frio. Espresso ou coado. Que tal se abrir para o novo e se surpreender com a possibilidade de sabores que a bebida pode trazer? Eu garanto, nunca mais será apenas um cafezinho.    

*Primeira cafeteria com microtorrefação do Vale do Itajaí, o Soul Cafés & Companhias iniciou as atividades em fevereiro de 2016 em Blumenau (SC). Disponibiliza mais de 15 métodos de extração, além de grãos diversificados de fazendas brasileiras. Responsáveis pela disseminação da cultura dos cafés especiais na região, os sócios e especialistas da casa também realizam workshops e aulas sobre o tema. 

O Soul Cafés & Companhias abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados e domingos das 13h às 20h. 


Por Patrícia Gonçalves, barista e sócia do Soul Cafés & Companhias*


Mais do que um simples cafezinho - CURTA BLUMENAU Mais do que um simples cafezinho - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on junho 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.