Aeropress: conheça o método de extração de café que será tema de competição em Blumenau (SC)


O equipamento permite criar bebidas diferentes variando a temperatura da água, moagem dos grãos, tempo de infusão e a proporção dos ingredientes. Campeonato deste ano acontece de 5 a 8 de setembro, no Shopping Neumarkt


Num olhar leigo, parece difícil imaginar o que uma aeropress é capaz de fazer. Já quem entende sabe que o método de extração criado em 2005 é um dos destaques no fortalecimento do universo dos cafés especiais no país. Com o objetivo de mostrar todas as possibilidades de sabor que podem ser apresentadas através deste processo, acontece, em Blumenau (SC), o Campeonato Brasileiro de Aeropress. O evento será de 5 a 8 de setembro, no Shopping Neumarkt e vai reunir 27 competidores.

O equipamento é composto por dois dispositivos de plástico, um êmbolo de borracha central e uma peça circular que acomoda um filtro especial. Ao contrário do que parece, seu funcionamento não é semelhante ao da prensa francesa. Enquanto esta apenas separa o líquido dos grãos moídos, a aeropress extrai o café através da pressão e realmente coa a bebida, por causa do filtro.

Para Patrícia Gonçalves, barista e sócia do Soul Cafés & Companhias,
uma das organizadoras desta edição da competição, o destaque deste método é a versatilidade e praticidade. “Não é necessária energia elétrica e é possível criar diferentes bebidas com o mesmo café, variando a temperatura da água, moagem dos grãos, tempo de infusão e a proporção de café moído e água, por exemplo. Essa riqueza de sabores que o aeropress pode criar é o que o torna tão especial”, comenta.

Segundo Patrícia, o Campeonato Brasileiro de Aeropress mostra o quanto este método é flexível. “Na disputa, todos os baristas receberão o mesmo grão e a partir dele criarão suas receitas de café. Eles farão suas bebidas na frente de todo o público e serão avaliados por um júri especializado”, afirma.

Além da competição, o Campeonato Brasileiro de Aeropress 2019 reunirá expositores do segmento e trará uma programação de palestras e workshops.

Sobre o Soul Cafés & Companhias
Primeira cafeteria com microtorrefação do Vale do Itajaí, o Soul Cafés & Companhias iniciou as atividades em fevereiro de 2016 em Blumenau (SC). Disponibiliza mais de 15 métodos de extração, além de grãos diversificados de fazendas brasileiras. Responsáveis pela disseminação da cultura dos cafés especiais na região, os sócios e especialistas da casa também realizam workshops e aulas sobre o tema.

O Soul Cafés & Companhias abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados e domingos das 13h às 20h.


Por: Carol Sperb

Aeropress: conheça o método de extração de café que será tema de competição em Blumenau (SC) Aeropress: conheça o método de extração de café que será tema de competição em Blumenau (SC) Reviewed by Curta Blumenau on agosto 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.