Blumenau sobe 67 posições no Ranking Nacional de Saneamento Básico


O Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, divulgou no final do mês de julho o novo Ranking Nacional do Saneamento Básico evidenciando as melhores cidades com índice em saneamento do País.  A Prefeitura de Blumenau, por meio do Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto (Samae) se destacou por subir 67 posições no ranking entre 2012 e 2017, com indicadores positivos de atendimento de água, coleta e tratamento de esgotos, índice de perdas e investimentos.

Além disso, Blumenau ficou em primeira colocação com melhor índice de atendimento urbano de água, ao lado de 44 municípios brasileiros por promover o acesso adequado ao abastecimento de água associada à quantidade de economias residenciais ativas. O indicador mostra qual a porcentagem da população do município é atendida com abastecimento de água. Portanto, quanto maior for essa porcentagem melhor classificado o município no ranking.

André Espezim, diretor-Presidente do Samae, reafirma a necessidade da universalização dos serviços de saneamento. “Este ranking demonstra claramente que sem o engajamento e o comprometimento dos governos não há como atingir o desenvolvimento sustentável nos municípios. Em Blumenau, avançamos muito na questão do tratamento e disposição final dos esgotos sanitários. Até 2010 apenas 4,8% do esgoto de toda a cidade era coletado e tratado. Atualmente atendemos 19 bairros, mais de 160 mil clientes e 19 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente”, conta.

O Ranking
O Ranking do Instituto Trata Brasil é realizado anualmente. Para este ano, foram considerados os 100 maiores municípios do Brasil, conforme estimativa populacional de 2017 e os dados do Ministério do Desenvolvimento Regional pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano base 2017.

A base de dados utilizada para elaborar o ranking é a mais completa sobre o setor no Brasil, reunindo informações de prestadores estaduais, regionais e municipais de serviços de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto, além de resíduos.


Blumenau sobe 67 posições no Ranking Nacional de Saneamento Básico Blumenau sobe 67 posições no Ranking Nacional de Saneamento Básico Reviewed by Curta Blumenau on agosto 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.