MAB abre exposição com trabalhos fotográficos históricos - CURTA BLUMENAU


A artista Andréa Brächer traz do Rio Grande do Sul para a 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) obras que retratam seu universo onírico. A partir da literatura e da fotografia, ela cria com seu trabalho um universo de fabulações. Toda essa criatividade pode ser conhecida a partir da noite de quinta-feira, dia 5 de setembro, juntamente com as apresentações das demais obras de talentos da Finlândia, Argentina, Itália, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A noite multicultural começa às 19h com a conversa com os artistas, seguindo com lançamentos de livros e apresentação musical. A entrada é franca.

Na exposição, Andréa apresentada 30 obras com diferentes técnicas fotográficas, um vídeo em looping de 20 segundos e um poema de William Butler Yeats. A mostra contém trabalhos fotográficos históricos e contemporâneos produzidos a partir das técnicas de photogenic drawing ou desenho fotogênico, marrom van dycke e cianótipos.

Andréa Brächer (Porto Alegre/1969) é docente no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Artista e pesquisadora de Processos Fotográficos Históricos e Alternativos desde 2003.  Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte e Doutora em Poéticas Visuais. Foi selecionada em 2004 para o Prêmio Porto Seguro de Fotografia (Pesquisas Contemporâneas. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no Exterior. Foi indicada três vezes ao Prêmio Açoriano de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2010, 2009 e 2008). É fundadora e coordenadora desde 2016 do Grupo Lumen - em Estudos de Processos Fotográficos Históricos e Alternativos da Ufrgs.

Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: 5 de setembro, quinta-feira

Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical
Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

Expositores
Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)
 
Lançamento de livros
“Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
“Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

Por:  Sérgio Antonello 

MAB abre exposição com trabalhos fotográficos históricos - CURTA BLUMENAU MAB abre exposição com trabalhos fotográficos históricos - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on agosto 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.