Finlandês Hannu Palosuo expõe no Museu de Arte de Blumenau (MAB) - CURTA BLUMENAU


Parceria estabelecida pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o crítico de arte e curador italiano Massimo Scaringella traz para a 4ª Temporada de Exposições a mostra “Além do sinal e da matéria”, do artista finlandês Hannu Palosuo. A coleção será apresentada na noite multicultural juntamente com as obras de talentos da Argentina, Itália, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O evento começa às 19h com a tradicional conversa com os artistas. A organização também preparou para o evento lançamentos de livros, declamações de poemas e apresentação musical. A entrada é franca.

A mostra de Hannu Palosuo consiste de uma série de trabalhos em lona grossa feitos especificamente para esta ocasião e que destacarão a instalação onírica e poética de sua pesquisa artística, refazendo neste caso memórias de sua infancia. O finlandês dirige sua busca construindo seus trabalhos em vários níveis, uma espécie de janela aberta sobre metáfora e memória.

O artista aborda diferentes assuntos brincando com as imagens como se quisesse desenvolver todas as variantes expressivas possíveis, onde nenhuma jamais será a definitiva. Seus personagens sem rosto são personagens reais que faziam parte de sua vida ou sonhos que lembram uma vida ideal. Uma pergunta que o artista deixa pendente ao olhar do visitante.

Hannu Palosuo vive e trabalha entre Helsinque e Roma. Possui formação em Belas Artes pela Accademia dele Belle Arti di Roma e História da Arte, pela Universitá degle Studi “La Sapienza” di Roma. Possui exposições individuais apresentadas em espaços culturais, galerias e museus, na Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, Itália, Marrocos, Monaco e Uruguai.

O curador
Massimo Scaringella é curador independente de arte contemporânea e organizador de eventos culturais. Com mais de 30 anos de atividade na Itália e no Exterior, apresentou vários artistas italianos e estrangeiros, muitos deles pertencem à geração mais jovem, mas hoje já valorizados no cenário internacional.

Nascido em Roma em 1953, vive em Roma e Buenos Aires. Editou e colaborou em mais de 250 exposições de arte contemporânea em 40 países, em contato direto com as realidades locais de diferentes culturas e seu panorama contemporâneo, criando uma ponte de intercâmbio entre a arte italiana e do resto do mundo. Em particular modo com a América Latina, onde por anos contribui com os principais centros dedicados à arte contemporânea. Foi diretor artístico da 4ª edição da Bienal do Fim do Mundo 2014/2015.  Em 2017, foi nomeado curador do Pavilhão Nacional da Costa do Marfim, na 57ª Bienal Internacional de Arte de Veneza.

Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: 5 de setembro, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical
Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca
 
Expositores
Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)
 
Lançamento de livros
“Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
“Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

Por: Sérgio Antonello
Finlandês Hannu Palosuo expõe no Museu de Arte de Blumenau (MAB) - CURTA BLUMENAU Finlandês Hannu Palosuo expõe no Museu de Arte de Blumenau (MAB) - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on setembro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.