Lançamentos de livros movimentam festa do MAB - CURTA BLUMENAU


A 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte (MAB) tem entre suas atrações os lançamentos dos livros Cadê minhas pintinhas?, de Maria de Lourdes Scottini Heiden, e Um olhar sobre fatos históricos, de Álvaro Correia. A abertura das salas expositivas será nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, juntamente com as apresentações das obras produzidas por artistas da Finlândia, Argentina, Itália, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A noite multicultural começa às 19h com a tradicional conversa com os artistas. A entrada é franca.

O livro Cadê minhas pintinhas? conta a história da Juju, uma joaninha que ao visitar a prima Maricota, perde suas pintinhas. Ela cai dentro da tinta sobre a mesa de artes da menina Carolina, debaixo do pé de abacate. Juju fica vermelhinha e muito triste. A prima Maricota teve uma ideia quando soube do ocorrido. Todas as joaninhas passam pelo pé de abacate e ficam sem suas pintinhas.

O livro foi escrito em caixa alta para facilitar a leitura dos pequenos, já que o público alvo são crianças de seis a oito anos. As ilustrações também foram feitas pela escritora.
A obra foi desenvolvida com desenhos bem infantis, justamente para inspirar a criança a desenhar a sua joaninha após a leitura do livro. Um dedoche de joaninha acompanha o livro e na penúltima página há um molde para criança montar a sua joaninha artística.
Não se trata de projeto cultural patrocinado, mas o livro será distribuído nas escolas e centros de educação infantis (Ceis) das redes municipal e estadual. Somente o livro será doado, os dedoches poderão ser confeccionados pelas próprias crianças.

Fatos históricos
O jornalista e ex-deputado estadual Álvaro Correia também lança o segundo livro na noite festiva do MAB. A obra intitulada ‘Um olhar sobre fatos históricos’ traz registros, fatos históricos e informações principalmente sobre Blumenau e Gaspar. "São mais de 200 páginas e aproximadamente 100 artigos com conteúdo de abrangência municipal, regional e estadual que refletem até mesmo marcos nacionais. Foram usadas fotos coloridas e a diagramação é toda especial para o leitor”, garante o autor.

O livro é uma produção do Jornal Cruzeiro do Vale, com organização e seleção de textos de Nane Pereira, diagramação de João Guilherme Simon e foto de capa de Marilze Debortoli Bornhausen/Cine Foto Mary.

O jornalista é natural de Itajaí e nasceu no dia 7 de março de 1933. Filho de Isidoro e Amélia Correia, é casado com Isolde Schramm, com quem teve três filhos. Cursou o primário nas escolas Vitor Meireles, em Itajaí, e Honório Miranda, em Gaspar. Concluiu o curso complementar ainda no Honório e o ginásio no Colégio Sagrada Família, em Blumenau.

Trabalhou nas Linhas Círculo e nos Correios de Gaspar e Blumenau, como estafeta e telegrafista concursado. Atuou ainda em grandes veículos de comunicação e foi correspondente dos jornais A Gazeta Esportiva e O Estado de São Paulo. Seus artigos já foram publicados em diversos jornais, como Cruzeiro do Vale e Santa. Na política, entre suas atuações, destaca-se o período em que foi vereador de Blumenau e deputado estadual.

Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: 5 de setembro, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical
Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

Expositores
Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)

Lançamento de livros
“Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
“Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

Por: Sérgio Antonello

Lançamentos de livros movimentam festa do MAB - CURTA BLUMENAU Lançamentos de livros movimentam festa do MAB - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on setembro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.