MAB abre temporada de exposições com arte italiana - CURTA BLUMENAU


Parceria estabelecida pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o crítico de arte e curador italiano Massimo Scaringella traz para a 4ª Temporada de Exposições a mostra “Além do sinal e da matéria”, do italiano Alex Caminiti. A abertura festiva será nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, juntamente com as apresentações das demais obras produzidas por artistas da Finlândia, Argentina, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A noite multicultural começa às 19h com a tradicional conversa com os artistas. A entrada é franca.

Em suas obras, Alex Caminiti expressa o sentido de uma essencialidade visual, aparentemente apenas confusa, mas estruturalmente ligada à visão irônica e colorida da vida. O que também coincide quando da pintura passa à escultura, sempre usando elementos essenciais, lajes de ferro cortadas ou rasgadas por signos que permitem vislumbrar a luz.

A estrutura de cada obra é composta como a expressão de um pensamento não-verbal, transformada em estrutura articulada e consolidada na revelação da realidade. O exercício estilístico é capaz de transformar um desejo, na ironia da criatividade, em uma expansão do tempo e do espaço. Pontos, sinais rápidos, intimidação cromática ou material, como no caso dos cortes em matéria escultural, contêm a definição de espaço, lutando com a natureza e a poesia pela busca incansável das soluções formais do trabalho.

Alex Caminiti é natural de Messina, na Sicilia, onde reside e trabalha. Sua carreira fértil o leva a expor na Itália e no Exterior, sempre recebendo reconhecimento da crítica. Zichichi, Mattarella, Sgarbi, Biasi e Scaringella, são alguns dos curadores que escreveram sobre Caminiti. Suas obras foram vistas por milhares de pessoas na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul.

Saiba mais
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Quando: 5 de setembro, quinta-feira

Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas e apresentação musical
Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

Expositores
Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)

Lançamento de livros
“Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
“Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

Por:  Sérgio Antonello
MAB abre temporada de exposições com arte italiana - CURTA BLUMENAU MAB abre temporada de exposições com arte italiana - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on setembro 05, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.