Setembro Verde: 90% dos casos de câncer de intestino podem ser evitados



Havan apoia a iniciativa iluminando de verde o Castelo, em Blumenau, em alusão à campanha
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer de intestino, que em 90% dos casos pode ser evitado, a Havan apoia, pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha Setembro Verde. Promovida pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual, a campanha conta com o apoio do Rotary, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e da Havan Castelo, em Blumenau, que durante todo o mês de setembro ficará iluminada de verde, em alusão à campanha.

Roland Dagnoni, coordenador local da iniciativa de prevenção, diz que o câncer de intestino é o segundo que mais mata no Brasil e no mundo. “Este tipo de câncer é o único que o paciente consegue prevenir. A colonoscopia é o exame que permite a retirada das lesões pré-malignas (os pólipos), ao contrário do câncer de mama e próstata cujas campanhas têm como objetivo o diagnóstico precoce. Na maior parte dos casos, a doença inicia com o pólipo intestinal, que é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). Com o acompanhamento é possível reduzir, de forma substancial, a ocorrência deste tipo de câncer”, declara Dagnoni.

Estima-se, segundo o INCA, que neste ano o câncer de intestino será o segundo tumor mais incidente em mulheres no Brasil, com cerca de 18.980 casos, perdendo apenas para câncer de mama. Em homens é a terceira causa de câncer com estimativa de 17.380 casos registrados.

E mais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê, até 2020, mais de 15 milhões de casos novos de câncer no mundo, que alerta para os tumores de maior incidência entre homens e mulheres. O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil óbitos por ano. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que 596 mil novos casos da doença surjam este ano. Destes, 34.280 serão de câncer de cólon e reto (intestino).

Luciano Hang, dono da Havan, diz que está muito feliz em poder apoiar a campanha. “Deixaremos o Castelo iluminado de verde para simbolizar a importância da prevenção ao câncer colorretal, que é o único possível de precaver. Este ano voltamos a ajudar com este importante ato representativo em um dos mais belos cartões postais do Sul do Brasil.”

Raulindo Rothermel, presidente do Rotary Club Hermann Blumenau, comenta que a ajuda da Havan à campanha Setembro Verde é muito importante.  “Além de ajudar na divulgação da campanha, a rede tem um nome forte em todo o Estado e possibilitará que a informação sobre a gravidade do câncer de intestino chegue ao maior número de pessoas possível”, finaliza Rothermel.

Em Santa Catarina serão realizadas diversas ações com o objetivo de disseminar informações e desmistificar a prevenção do câncer de intestino.  Toda a agenda da ação será divulgada no site campanhasetembroverde.com.br

Por: Elaine Cristina Malheiros


Setembro Verde: 90% dos casos de câncer de intestino podem ser evitados Setembro Verde: 90% dos casos de câncer de intestino podem ser evitados Reviewed by Curta Blumenau on setembro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.