Ceia natalina terá apresentação da Camerata Vocale


A Associação Musical Camerata Vocale inova a programação deste ano com a organização de um jantar show para celebrar o Natal. O evento está programado para segunda-feira, dia 9 de dezembro, às 19h45, na sede social do Clube de Caça e Tiro Blumenauense. O repertório irá incluir uma homenagem ao compositor alemão Johannes Brahms, músicas brasileiras e natalinas. Os ingressos estão sendo comercializados a R$ 60 com direito ao jantar e concerto.

O coro iniciou os trabalhos em março de 1977, sob a regência do fundador e maestro Telmo Elias Locatelli, vindo do Rio Grande do Sul a convite do maestro Oscar Zander. A ideia era formar o coro da Escola Superior de Música de Blumenau, com cantores de formação musical e alunos. Desde o começo, os idealizadores tiveram estreitos laços com a então Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), que agora volta a apoiar este evento como Secretaria Municipal de Cultura. “O espetáculo marca quatro décadas de atividades voltadas para a música de qualidade”, destaca o secretário de Cultura, Rodrigo Ramos.
Ao final dos anos 1980, o coral passou a denominar-se Associação Musical. Foi nessa década que Locatelli utilizou uma sala da FCBlu para ensaios do grupo. 

As práticas musicais ocorriam onde hoje funciona o setor administrativo do órgão municipal, ao lado da sala da presidência. O coro permaneceu no local até o início dos anos 1990. “Por muitos anos a sede da Associação foi na Fundação Cultural. Atualmente, a viúva do maestro fundador, Luzia Locatelli, é a única cantora ainda da formação inicial”, lembra Rodrigo Ramos. “Talentos como Noemi Kellermann, Cristiane Roncáglio, Marcos Liesenberg e Ricardo Haas já atuaram como cantores no coro”.

Reformulação
Em 1995, a Camerata foi convidada para gravar o primeiro CD com a Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Em meados de 2011, o maestro Anderson Nascimento, residente em Curitiba (PR), assumiu a regência com um projeto de reformulação da Associação Musical. Em 2016, gravou uma série de obras inéditas transcritas para coro, compostas pelo “Pai do Choro”, Ernesto Nazareth. O lançamento do CD "Canções de Nazareth" contou com a participação especial do renomado pianista Arthur Moreira Lima. Atualmente, o Coro da Associação Camerata Vocale é referência no canto coral no Estado, com reconhecimento nacional e latino-americano.

Saiba mais
Ceia de Natal com a Camerata Vocale
Local: Clube de Caça e Tiro Blumenauense
Indicação: livre
Informações: (47) 9 8433-4456, com o presidente da associação Eusébio Tomio

Por: Sérgio Antonello
Ceia natalina terá apresentação da Camerata Vocale Ceia natalina terá apresentação da Camerata Vocale Reviewed by Curta Blumenau on dezembro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.