Boletim Coronavírus Blumenau - 21/03/2020


Casos suspeitos
Blumenau soma neste sábado, dia 21, vinte (20) casos registrados como suspeitos de Coronavírus (COVID-19) sendo quatro (4) deles já descartados e dezesseis (16) casos aguardando resultado.
Os pacientes dos casos em investigação estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.
Casos confirmados
Na sexta-feira, 20, a Prefeitura de Blumenau confirmou os dois primeiros casos de Coronavírus na cidade. As duas pessoas, que ainda não entraram para a estatística oficial do Estado, tiveram os sintomas confirmados após registro de viagens nacionais, com diagnóstico complementado por exame de tomografia computadorizada de resultado compatível com diagnóstico de Coronavírus. Devido à gravidade dos casos e à necessidade de informação para a tomada de decisão, ambos os exames foram realizados em um laboratório particular contratado junto ao Município, e agora seguem para confirmação junto ao laboratório oficial do Estado, o Lacen, quando entrarão para a estatística oficial.
O primeiro caso, um jovem de 29 anos, já recebeu alta hospitalar e segue em isolamento domiciliar. O outro caso, de um idoso de 72 anos, deixou a UTI e segue hospitalizado.
Nenhum dos dois casos apresentou a condição mais extrema, que exige o uso de respirador.
O Município reforça ainda que vem cobrando agilidade na divulgação dos exames enviados ao Lacen, mas que entende, contudo, a alta demanda que laboratório vem atendendo, uma vez que a mesma estrutura é a responsável pelos exames de todo o Estado. Desta forma, a Prefeitura de Blumenau reafirma que segue a busca pela contratação, com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), de exames para o Coronavírus junto à rede privada, nos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e que tenham a possibilidade de entregar os resultados com maior agilidade.
Centros de Referência
A partir da próxima segunda-feira, 23, dois Centros de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus passam a oferecer atendimento. Os espaços, estruturados no Ginásio da secretaria da Família (Pró-Família) e na Policlínica, atenderão das 7h às 19h e contarão com equipes compostas por profissionais da saúde como técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.
Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse ou congestão nasal poderão se dirigir até o local. Em casos com esses sintomas, aliados a dificuldade de respirar, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.
Ao longo deste sábado, 21, equipes da Defesa Civil, 23º Batalhão de Infantaria e Bombeiros realizaram a instalação de tendas que servirão como consultórios e no apoio aos atendimentos. Essa medida faz parte do planejamento e organização do Município visando estar preparado para atender um eventual crescimento de casos, possibilitando desta forma, complementar o atendimento nas estruturas e hospitais da cidade.
Trânsito e Transportes
Ao longo do sábado, 21, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) realizou barreiras de orientação em 3 pontos de acesso ao município, sendo um na Rua Itajaí, outro no Complexo do Badenfurt e um na Rua Bahia. Placas informativas que alertaram sobre a responsabilidade social de evitar a circulação desnecessária pela cidade. Vale ressaltar que não existe a intenção de realizar bloqueios, mas o Município busca reforçar as recomendações e a importância de se manter em casa para evitar o contágio com o Coronavírus.
Transporte para profissionais da saúde
A partir de segunda-feira, 23, a Seterb também passa a disponibilizar quatro linhas de ônibus para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde identificados com crachá.
Os ônibus vão passar por cerca de 50 ruas da cidade, possibilitando o deslocamento dos profissionais da rede pública e privada. O esquema de pagamento é o mesmo do transporte em dias normais, ou seja, utilizando dinheiro ou vale transporte.
Vacina contra H1N1
A partir de segunda-feira, dia 23, equipes iniciam a vacinação priorizando casas asilares, pacientes internados em hospitais e profissionais da saúde. A vacinação será feita nesses locais até quarta-feira, dia 25, mesmo período em que os profissionais da saúde, também serão contemplados com a vacina, já que estão na linha de frente.
Para os demais idosos, a vacinação inicia a partir da próxima quinta-feira, 26, mas a Secretaria de Promoção da Saúde vai orientar nos próximos dias a forma de acesso aos locais de vacinação visando evitar aglomeração de pessoas e, com isso, o risco de contágio do Coronavírus.
Isolamento
A Prefeitura de Blumenau reforça a orientação para que as pessoas busquem o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade. Quatro carros de som estão percorrendo as ruas da cidade relembrando as recomendações.
Boletim Coronavírus Blumenau - 21/03/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 21/03/2020 Reviewed by Curta Blumenau on março 21, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.