Boletim Coronavírus Blumenau - 24/03/2020


Casos de Coronavírus
Blumenau manteve nesta terça-feira, 24, os nove (9) casos já confirmados de Coronavírus (Covid-19). Todos os pacientes com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção. Além disso, 11 casos com avaliações clínicas e sintomas considerados suspeitos estão  hospitalizados, dois deles em UTI, e aguardam a confirmação dos testes.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Município não detalhará os casos considerados suspeitos, bem como informações sobre pacientes com testes confirmados como positivo. Dados como nome, idade, sexo e endereço são informações pessoais que seguem preservadas, até em respeito a ética médica. 
Decreto nº 12.598  
A Prefeitura de Blumenau editou nesta terça-feira, 24, o Decreto Municipal nº 12.598, que acrescenta dispositivos no Decreto nº 12.589, decorrente da situação atual em relação ao Coronavírus. O decreto mantém as medidas direcionadas para as áreas da Educação; compras emergenciais para a área da Saúde; transporte coletivo; obras públicas em execução; fechamento do prédio da Prefeitura e suspensão de reuniões presenciais, entre outras, porém, com prazo prorrogado para mais sete dias, a contar a partir do dia 25 de março.
Além disso, o decreto mantém as alterações na prestação de serviços públicos e determina o fechamento do comércio. Neste período, diversos serviços da Prefeitura seguirão à disposição da comunidade pela internet. A Prefeitura também reforça que, durante este período de suspensão, a equipe de governo estará acompanhando as determinações provindas do Governo do Estado e União, bem como de possíveis mudanças quanto ao retorno dos atendimentos no município.
Também seguem suspensas em Blumenau, pelo prazo de mais sete dias, a circulação do serviço público de transporte coletivo urbano municipal e as obras públicas em execução. Além disso, os servidores cujas atividades ou serviços públicos que estão suspensos deverão permanecer em regime de plantão ou trabalhando de casa neste período.

Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou nesta terça-feira, 23, um cadastro virtual para as famílias de mais 35 mil alunos da rede pública. O objetivo é fazer o levantamento do número de alunos que possuem acesso a internet em casa e qual equipamento utilizaria (computador, tablet, smartphone, entre outros) para acessar a plataforma de Ensino à Distância (EaD) da Secretaria de Educação.
O cadastro, que deve ser preenchido tanto pelas famílias da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental, está disponível pelo endereço www.blumenau.sc.gov.br/cadastroaluno ou pelo Aplicativo Pronto Mobile.
O cadastro virtual segue até domingo, dia 29 de março. Com base na análise dos resultados do levantamento, a Secretaria de Educação vai definir a data de início das aulas via EaD, considerando também alternativas para as famílias que não  possuírem acesso à internet em casa ou equipamentos necessários para utilizar a plataforma de ensino à distância.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A partir desta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Blumenau disponiboliza mais uma ferramenta do Alô Saúde Blumenau para auxiliar na orientação e esclarecimento de dúvidas em relação ao Coronavírus sem que o cidadão precise sair de casa.
Além do 156, opção 1, que já está disponivel para atendimentos, a comunidade passa a contar com um canal pelo Whatsapp, pelo telefone (47) 99935-3561. O serviço, que não terá limite de usuários simultâneos, será um canal de informações confiáveis, com supervisão de profissionais da saúde. Do Whatsapp, o cidadão poderá ser direcionado para um chat, onde terá um atendimento adequado à situação em que já existem sintomas. O serviço de chat requer que o usuário esteja autenticado no sistema, o que permitirá que o atendente tenha acesso ao seu prontuário no sistema PRONTO, facilitando um atendimento mais personalizado.
Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já para o Whatsapp não há limite de horário.

Atendimento presencial
Os dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, montados no Ginásio da Secretaria da Família (Pró-Família) e na Policlínica,  continuam os trabalhos junto ao público. Cerca de 100 pessoas passaram pelas estruturas nos dois primeiros dias de atendimento, com sete (7) pacientes sendo encaminhados para atendimento hospitalar.
Os Ambulatórios funcionam das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem os locais. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Assistência Social 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) está disponibilizando três números de telefone para que a comunidade tire dúvidas ou faça esclarecimentos quanto aos serviços da assistência, sem sair de casa.  Os contatos são 3381-6607, 3381-6619 e 3381-6653. Já para acessar informações sobre Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios Eventuais, os usuários podem entrar em contato pelo e-mail gbtr.semudes@blumenau.sc.gov.br.
A Semudes reforça ainda que um abrigo para atendimento emergencial, em parceria com a Associação Família Feliz, está atendendo as pessoas em situação de rua. O objetivo é evitar aglomeração e reduzir os riscos de contágio com o Coronavírus. O espaço de acolhimento fica na Rua Regente Feijó, 42, no bairro Itoupava Seca.
Vacinação contra Influenza
A 1ª Fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza segue pelo segundo dia com quase 3 mil doses aplicadas em idosos acamados em casas asilares e trabalhadores de saúde imunizados em Blumenau.
A vacinação nas unidades de saúde inicia na próxima quinta-feira, dia 26, e a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) já está realizando o agendamento de vacinação para idosos, afim de evitar aglomerações e risco de contagio com o Coronavírus. O agendamento pode ser feito pelo site www.blumenau.sc.gov.br/corona, no link Vacina ou em
https://pronto.blumenau.sc.gov.br/pronto/agendamentovacinacao.aspx, com escala de prioridade pra agendamento pelo Aplicativo Pronto Mobile (A funcionalidade já disponivel na versão atualizada do aplicativo que pode ser baixada gratuitamente nas lojas Android e IOS).
Por conta da pandemia de Coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde, conforme estabelece o  Ministério da Saúde. A Campanha Nacional de Imunização segue até o dia 22 de maio.
O agendamento também será possível ligando nas ESFs com salas de vacina.  O atendimento para a vacina da Influenza será limitado para até 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 por dia em ESFs, para as pessoas com agendamentos realizados previamente.

Isolamento
A Prefeitura de Blumenau reforça a orientação para que as pessoas busquem o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade. Quatro carros de som continuam percorrendo as ruas da cidade relembrando as recomendações.
Boletim Coronavírus Blumenau - 24/03/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 24/03/2020 Reviewed by Curta Blumenau on março 24, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.