MAB expõe acervo em galeria do Neumarkt



Quem passa pelo Shopping Neumarkt pode apreciar a Mostra Blumenauense de Mulheres Artistas, na Neumarkt Gallery, aberta ao público desde sábado, 7 de março, resultado da  parceria  estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o shopping. O recorte curatorial das obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) contempla 10 artistas, nascidas ou radicadas na cidade, que na mostra representam as demais que compõem o acervo e objetiva prestar homenagem a todas as artistas do Estado, bem como a todas as mulheres pela passagem do seu dia, 8 de março.
As obras podem ser apreciadas durante este mês na Neumarket Gallery, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h, no pavimento superior do shopping.

Saiba mais
Sobre as artistas representadas na mostra:

Beliria Boni: Natural de Blumenau. Participou de diversos cursos, seminários, oficinas, projetos, curadoria e montagens de exposições. Possui obras em acervos particulares e museus no Brasil e Exterior, 110 exposições coletivas, 18 individuais, seis leilões, quatro salões, entre outras premiações: 2º lugar no 3º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP/AIAP/SP;  possui dados curriculares em nove catálogos. Seus trabalhos artísticos, tanto na pintura, escultura, ou em quaisquer manifestações artísticas, são frutos de constantes pesquisas com materiais alternativos. Membro Fundador do Grupo Barbotina.

Ester Renaux: Natural do Rio de Janeiro. Reside em Blumenau. A artista plástica atua nas áreas de pintura, desenho, xilogravura, cerâmica e vidro. Sua área de investigação compreende a pesquisa sobre os temas, os suportes e os materiais utilizados pela arte contemporânea. É gaduada em Arquitetura & Urbanismo, Filosofia, Estética e História da Arte. Estuda a expressividade da linguagem das lembranças no processo criativo e o papel da intuição e da inspiração na construção das formas e aplicação de cores como elementos significativos na recuperação do ser poético de cada um. Membro fundador do Grupo Barbotina e presidente do Conselho Consultivo do MAB.

Hannelore Klomfass: Iniciou a trajetória artística em 1954 no Colégio Sagrada Família. Participou de 15 exposições Individuais, 35 coletivas, de 10 salões e mostras, seis exposições permanentes e 14 leilões. Fez curso com Ligia Roussenq Neves nas Tintas Hering e 10 anos com o pintor Theilaker. Em 1955 cursou de Arte Contemporânea com Simone Tanaka, em 1997 com Bertaco, em 1998 com Sara Belz, em 1999 com Márcia M. Palei, e em 2004, com o mestre Rubens Espírito Santo. Foi catalogada no Indicador Catarinense de Artes Plásticas Florianópolis, em 1988.

Julieta Bruning: Natural de Blumenau, a artista plástica iniciou seus estudos de pintura nos colégios que frequentou. Fez estudos de Técnica de Cores com o pintor Reynaldo Manske. Participou de aulas com o pintor Fernando Rogério Senna Calderari e organizou cursos de Aquarela com a artista Galina Sheetikoff, em São Paulo. Possui obras vendidas a colecionadores nacionais e estrangeiros - Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Grécia.

Maria de Lourdes Dalmarco: Natural de Ituporanga, a artista autodidata reside em Blumenau. Desde a infância interessava-se pelo desenho e pintura a lápis de cor. Sendo seu pai fotógrafo, coloria fotos preto e branco com as mesmas tintas que usa hoje nas telas. Em 1985 iniciou as atividades artísticas e começou a se aperfeiçoar na arte com a tinta óleo sobre tela, com a ajuda da professora Cira Cardoso. Aprendeu desenho e pintura com as artistas plásticas e professoras Rose Darius e Dulce Paladini. Seu estilo é acadêmico, onde registra florais, paisagens, natureza morta e casarios. Está no catalogo Artes Plásticas Brasil Júlio Louzada (volume XII). Participa da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) desde1997.

Maria Salette Engels Werling: Natural de Taió. A desenhista e pintora reside em Blumenau. É formada em Educação Artística pela Furb, e possui habilitação em Artes Plásticas e especialização em Arte Educação/Artes Plásticas pela Udesc. Organizou exposições individuais e coletivas. Recebeu menção honrosa na Semana Carioca de Artes, AAPP, Rio, entre outras medalhas nacionais.

Marlene Huskes: Natural de Blumenau, ela começou a estudar pintura em 1975 e em 1989 iniciou sua trajetória como artista plástica. O início dos trabalhos foi no Colégio Pedro II, em Blumenau, com professores como Ludwig Emmerich, Arian Grasmück, Teresinha Heimann, Silvio Pléticos, entre outros. Os trabalhos da artista já foram expostos em diferentes municípios e estados brasileiros. Em 2004, integrou o grupo dos cinco artistas catarinenses convidados para participar da exposição que contou os 450 anos da cidade de São Paulo. O envolvimento no mundo da arte também despertou o interesse pela literatura. Em 2010, lançou o livro Luares míticos, com poesias e contos. Foi presidente da Bluap, entidade em que atuou durante 10 anos. Também integrou o Conselho de Cultura de Blumenau.

Myriam Medeiros: Natural de Blumenau, ela fez seus primeiros estudos de pintura com o professor Emerich em sua cidade natal. Em 1966, já no Rio de Janeiro, construiu uma obra que ultrapassou as fronteiras e refletiu um confronto internacional. Harry Laus, referindo-se à temática da pintora diz: "Entre a abstração e a paisagem, Myriam Medeiros se diverte com seriedade (se for possível a contradição de conceitos) porque tem domínio perfeito das ferramentas que usa, as ferramentas de uma pintora que tem o alto grau de profissionalismo exigido. A artista fez exposições individuais a partir de 1976 e coletivas desde 1973, inclusive no Exterior.

Rosi Maria Winkler Darius: Natural de Blumenau, iniciou nas artes fazendo música, poesia e, depois, pintura. Estudou técnica e cor com Reinaldo Manske. De 1972 para cá realizou 46 exposições individuais, participou de 98 mostras coletivas e inúmeros leilões em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 1986 mudou-se para Pomerode (SC). Produziu ilustrações para o livro Blumenau e sua História. Suas obras podem ser encontradas no Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Canadá, e Alemanha. Foi membro consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e presidente da Associação Blumenau de Artes Plásticas.

Vânia Barroso Guedes: Nascida em Lages, iniciou suas atividades artísticas com Agostinho Malinverni Filho (Lages, 1967). Vive em Blumenau desde 1976. Graduada em Direito pela Universidade Regional de Blumenau, continuou com os estudos artísticos com Egenolf Thellacker e Rubens Oestroem e esculturas com Elvo Benito Damo (Curitiba). Frequentou o IIº Encontro de Arte Educação Furb (Fayga Ostrower) e cursos de pintura e oficinas de esculturas na Fundação Casa Dr. Blumenau. É membro do Conselho Consultivo do MAB e membro fundador do Grupo Barbotina.

Por: Sérgio Antonello
Foto Divulgação  SMC

MAB expõe acervo em galeria do Neumarkt MAB expõe acervo em galeria do Neumarkt Reviewed by Curta Blumenau on março 10, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.