Boletim Coronavírus Blumenau - 19/04/2020


Casos de Coronavírus
Blumenau soma neste domingo, dia 19, noventa e um (91) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivos, oito (08) encontram-se hospitalizados, com dois (02) pacientes em enfermaria e seis (06) em UTI.
Outros vinte e sete casos (27) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além disso, cinquenta e seis (56) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.

Prefeitura emite decreto para uso obrigatório de máscaras a partir de segunda-feira
Para garantir a segurança da população e reforçar a prevenção, a partir desta segunda-feira, dia 20, o Município torna obrigatório o uso de máscara para permanência ou circulação em logradouros e repartições públicas, estabelecimentos que exercem ou realizam atividades consideradas essenciais, estabelecimentos comerciais e passageiros de táxi ou de aplicativos. Desde o início do mês, o Ministério da Saúde também vem orientando a população sobre a importância da utilização das máscaras para evitar o contágio pelo Coronavírus. O decreto será publicado e entrará em vigor na segunda-feira.

Semed realiza cadastramento para entrega de kits de alimentação escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Social (Semudes) segue até a próxima terça-feira, 21, o cadastramento para as famílias interessadas em receber Kits Alimentação Escolar. Os kits são destinados para crianças e adolescentes das Instituições de Ensino (CEIs e Escolas) e Organizações da Sociedade Civil (OSC) que possuem Termo de Colaboração com o Município. O cadastro pode ser feito pelo link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao.
O kit, com produtos provenientes da agricultura familiar, terá o valor aproximado de R$ 16,00 (dezesseis reais) mensais por criança ou adolescente, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal. As famílias que tiverem mais de um filho matriculado na rede pública deverão fazer um cadastro por aluno. As crianças e adolescentes já cadastradas no Programa Bolsa Família receberão além do Kit Alimentação Escolar, uma cesta básica adicional com recursos próprios provenientes do Município. No caso das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, não é necessário a realização do cadastro.
As entregas serão feitas em Instituições de Ensino situadas em locais estratégicos, que serão definidos, junto com o cronograma, após o término do cadastramento. Junto com os Kits, serão entregues máscaras para utilização das famílias visando prevenir contra a contaminação pelo Covid-19. Esta medida vigorará enquanto durar o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do Coronavírus, com entregas realizadas mensalmente.

ESF Augusto César Viana tem atendimentos transferidos para AG da Escola Agrícola
Os usuários da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Augusto César Viana, no bairro Escola Agrícola, que buscam atendimento ou tem vacinação agendada nesta segunda-feira, dia 20, terão seus atendimentos transferidos para o Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar, no bairro Escola Agrícola.
A alteração foi necessária para realizar a higienização do local e contratar novos profissionais, uma vez que a unidade teve registro de teste positivo para Covid-19 em um profissional. Os demais profissionais que tiveram contato com o caso confirmado estão sendo testados e ficarão em isolamento domiciliar até que se obtenha o resultado dos exames.

Centralização do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus
O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que atende de forma centralizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue as atividades das 7h às 19h.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
Já o canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Foto: Marcelo Martins

Boletim Coronavírus Blumenau - 19/04/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 19/04/2020 Reviewed by Curta Blumenau on abril 20, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.