Idosa de 102 anos vence Covid-19 no interior de SP


A aposentada Ana Santiago surpreendeu toda a família ao vencer a Covid-19, aos 102 anos, em Miracatu, no interior de São Paulo. Segundo apurado pelo G1 nesta quarta-feira (15), ela recebeu alta sob aplausos dos funcionários do hospital em que estava internada e teve um reencontro emocionante com as netas, que se surpreenderam com a recuperação.

A dona de casa Samara de Souza, de 29 anos, é bisneta de Ana. Ela relata que a bisavó é muito importante para toda a família e que a alta foi um dia de muita felicidade para todos eles. "Eu não cheguei a conhecer a minha avó, que era a única filha dela e morreu cedo, então ela me criou também como se fosse a minha avó. Tenho muito carinho por ela", diz.


Ela conta que a idosa começou a ter sintoma da doença - febre e falta de ar - há cerca de 11 dias. Ficou internada no hospital de Pariquera-Açu e foi encaminhada para o hospital de Registro, totalizando mais de nove dias internada no ambiente hospitalar. Ela precisou fazer uso de oxigênio, mas apresentou melhora no quadro de saúde e recebeu nesta terça-feira (13).


"Ficamos muito felizes que ela superou, porque quando soubemos que era Covid-19, tivemos medo pela idade dela. Foi surpreendente ver que ela superou e ficou tão bem. De uns anos para cá ela não anda muito e esquece um pouco das coisas, mas não tem diabetes, nem nada do tipo. Os médicos nos disseram que ela era a paciente mais velha do Vale do Ribeira que se recuperou da doença".

De acordo com a bisneta, a família ficou em quarentena após o resultado positivo da doença da bisavó e não pôde visitá-la. "Pedíamos informação pela assistente social. Tomamos todos os cuidados depois que começou a pandemia, então não imaginávamos que ela seria contaminada", diz.

A boa recuperação da idosa surpreendeu até a neta Maria Aparecida Santos, que foi buscá-la no hospital e diz ter ficado até 'chocada'. "Todo mundo está feliz. Ela foi muito vitoriosa. Agradecemos a Deus que ela superou a Covid-19, porque é uma doença perigosa. No caso dela, a recuperação foi uma surpresa para todo mundo", diz.

Por G1 Santos / Foto: Dione Aguiar/G1

Idosa de 102 anos vence Covid-19 no interior de SP Idosa de 102 anos vence Covid-19 no interior de SP Reviewed by Curta Blumenau on julho 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.