Memória Digital: Hall da Casa Moellmann




Projeto arquitetônico deste patrimônio histórico da cidade foi elaborado por Simão Gramlich em 1938.

A edificação “Hall da Casa Moellmann”, como foi chamada por seu autor Simão Gramlich no projeto arquitetônico elaborado por ele em 1938, é um patrimônio histórico de Blumenau devido sua singular importância artística como também pela relevante posição dentro do conjunto arquitetônico que se encontra na Rua XV de Novembro. 

Esta edificação assume características marcantes de uma das vertentes do Art Déco mais geometrizada chamada de ziguezague ou escalonada que só ganhou maior espaço na cidade nos anos 1940. 

Possivelmente este projeto de Simão Gramlich tenha servido de exemplo e propaganda desta vertente para os demais profissionais da construção civil que atuavam no Vale do Itajaí. 

Na imagem, a fachada da Casa Moellmann em 1967. Fotógrafo Hans Raun. (Fonte: SMC / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundo Memória da Cidade – Coleção Família Gramlich - SMC/AHJFS - Acervo Iconográfico Coleção. Comércio - Texto: Thayse Fagundes e Braga - Pesquisadora das obras de Simão Gramlich no Sul do Brasil)


Memória Digital: Hall da Casa Moellmann Memória Digital: Hall da Casa Moellmann Reviewed by Curta Blumenau on julho 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.