Memória Digital: Postal da cidade de BLUMENAU



O Vapor Blumenau foi um dos primeiros e mais importantes meios de transporte da região.

O Vapor Blumenau - embarcação antiga, de rodas e hélices laterais - veio da Alemanha, e sua primeira viagem ocorreu em 1895. 

Posteriormente, foi colocado em exposição permanente, transformando-se em importante histórico monumento da cidade.

 Durante décadas prestou relevantes serviços, rebocando chatas e lanchas carregadas de carga. Na enchente de 1911, prestou serviços à população, salvando vidas.

 Hoje, encontra-se na Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como Prainha, inaugurada em 9 de setembro de 1979. 

Além de expor o Vapor Blumenau, um dos primeiros e mais importantes meios de transporte da cidade, neste local, até os anos 1950, havia um atracadouro para o serviço de travessia por balsa entre a Ponta Aguda e o centro da cidade. 

O apelido Prainha se origina da faixa de areia existente no local, até meados da década de 1980, e utilizada como praia por parte da população. 

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo Iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Postais – cla: 5.5.45 / Revista Blumenau em Cadernos, Tomo I, pág. 147 / Jornal A Cidade de 13/02/69)
Memória Digital: Postal da cidade de BLUMENAU Memória Digital: Postal da cidade de BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on agosto 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.