Memória Digital: Thomé Braga



O advogado Thomé Braga viveu em Blumenau no período de 1890 a 1950. Baiano de nascimento, mas, blumenauense de coração, fixou residência e dedicou sua vida a esta cidade. 

Nasceu em 21 de dezembro de 1862 em Rio Vermelho, bairro de Salvador, Bahia, e contraiu núpcias com uma jovem da Sociedade de Santo Amaro, também na Bahia, de nome Alcina. 

Comerciante abastado, aceitou convite de trabalho feito pelo cunhado Bonifácio da Cunha, então Intendente de Blumenau.

 Thomé Braga aqui chegou sozinho, em 1881, quando foi nomeado secretário interino da Intendência. No ano seguinte retornou à Bahia e em 1894, juntamente com a família, transferiu-se definitivamente para Blumenau, vindo ocupar um importante cargo na Comissão de Colonização de Terras, para o qual o Governo o nomeara. 

Após exercer tal cargo resolveu abrir escritório de advocacia em Blumenau, pois era advogado, e tal profissão não vinha sendo exercida com regularidade na região. Além dele, existia apenas um outro advogado em Blumenau. 

A maioria de seus filhos nasceu aqui. Prestigiou por diversas vezes a vida cultural da cidade. 

Era procurado pelos pobres, aos quais nada cobrava. Thomé Braga foi, por diversas vezes (nas décadas de 1920 e 1930), delegado de polícia. 

Faleceu no dia 17 de abril de1950. Na imagem, Thomé Braga (à esquerda) e João Pedro da Silva tomam uma Bavária em frente ao Bar Gross, na Rua XV de Novembro

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva)

Memória Digital: Thomé Braga Memória Digital: Thomé Braga Reviewed by Curta Blumenau on março 10, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.