Memória Digital: Rua da Glória / Blumenau - SC



Decreto Lei n° 3 de 4 de fevereiro de 1938, assinado pelo prefeito José Ferreira da Silva, denominou a Rua da Glória e o Bairro da Glória, até então conhecidos como o Spectiefe, que na língua alemã quer dizer caminho lamacento ou gorduroso. 

A Lei n° 717 de 1956 confirma novamente as denominações. 

Em 26 de abril de 1920, foi fundado o Clube Musical Glória, nome que acabou dando a origem ao nome do bairro. 

No dia 14 de fevereiro de 1929, foi inaugurada a Escola Paroquial, com 63 alunos.

A escola também servia de capela para a comunidade. 

A pedra fundamental da Igreja Nossa Senhora da Glória foi lançada em 1942 e a inauguração somente aconteceu em 16 de março de 1947. No dia 6 de agosto de 1942, foi fundada a Sociedade Esportiva Glória.

Em 1860, vindo da Alemanha, o senhor Johann Heinrich Grewsmuehl adquiriu dois lotes, onde construiu uma atafona e uma olaria. 

Também deu início a uma tecelagem que foi desativada e mais tarde incorporada à Empresa Industrial Garcia. Hoje, o ribeirão leva o seu nome. O Bairro da Glória possui saídas para o município de Gaspar, na localidade de Gasparinho e Gaspar Alto, em direção ao município de Guabiruba. 

Na imagem, vemos a Inauguração do calçamento da Rua da Glória em 23 de setembro de 1967.

Contou com a presença do prefeito Carlos Zadrozny e Wolfgang Werner. 

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Ruas – G - Rua da Glória – cla: 5.9.G.1.3a - 1967)

Memória Digital: Rua da Glória / Blumenau - SC Memória Digital: Rua da Glória / Blumenau - SC Reviewed by Curta Blumenau on junho 16, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.