Blumenauense toma posse na Academia Brasileira de Letras




O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, representou a cidade na posse de Godofredo de Oliveira Neto na Academia Brasileira de Letras (ABL). O escritor blumenauense assumiu a cadeira de número 35 durante prestigiada cerimônia na noite de sexta-feira, dia 2 agosto, no Rio de Janeiro. O ato de ascensão do catarinense entrou para a programação dos 172 anos do município.



Godofredo foi eleito no dia 9 de junho, recebendo 22 votos, para suceder o professor Cândido Mendes, que faleceu em fevereiro. Além de Rodrigo Ramos e um grande público, o discurso de posse foi acompanhado por políticos, autoridades, familiares, estudantes, professores do Brasil e do Exterior.

O escritor blumenauense foi apresentado pela acadêmica Ana Maria Machado, que destacou suas qualidades da obra literária. A solenidade foi presidida pela escritora e acadêmica Nélida Piñon, em função do impedimento do presidente Merval Pereira.

Godofredo Neto tem graduação em letras pela Universidade de Paris III, França (1976), onde também fez mestrado em letras (1979). Além do doutorado em letras pela UFRJ, tem graduação em relações internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II. É ainda pós-doutor em pesquisa na Georgetown University, Estados Unidos.

Romances

O blumenauense é autor de 21 livros e escreve também artigos para jornais e periódicos do Brasil. Foi premiado com uma estatueta no Prêmio Jabuti, em 2006. Os romances Menino Oculto e Amores Exilados foram traduzidos para o francês e lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015, já em 4ª edição francesa. O livro Ana e a Margem do Rio foi publicado na Bulgária e recebeu, no Brasil, o selo de Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. “Foi uma noite histórica. Conheci a obra de Godofredo na adolescência, com o Bruxo do Contestado, literatura obrigatória para quem se preparava para as provas de vestibular”, frisou Rodrigo Ramos. “É uma felicidade imensa ver um blumenauense entrando para o panteão dos heróis da cultura brasileira.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Foto: Richam Samir/ABL

Blumenauense toma posse na Academia Brasileira de Letras Blumenauense toma posse na Academia Brasileira de Letras Reviewed by Curta Blumenau on setembro 05, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.