Museu da Cerveja reabre ao público no aniversário de Blumenau



Foto: Eraldo Schnaider

O aniversário de Blumenau nesta sexta-feira, dia 2, será marcado pela entrega de um novo equipamento turístico para a região. O Museu da Cerveja reabre ao público completamente reformulado e destacando a história e relação da bebida com a cidade. Para comemorar a data, neste dia, moradores de Blumenau com comprovação de residência. Terão entrada gratuita. 


O Museu da Cerveja fica no Centro Histórico de Blumenau, na Rua 15 de Novembro, 160, no Centro. O espaço abre todos os dias, de domingo e domingo, das 9h às 19h. Criado em 1996 apenas com equipamentos de antigas cervejarias, o espaço passou por uma completa readequação, que inclui ampliação do espaço, novos ambientes e experiência de visitação. 

Este é mais um dos equipamentos turísticos que estão sendo criados por meio de parcerias e concessões. A cidade é destaque nacional neste quesito, conquistando 23 posições, saltando da 51ª em 2020 para a 28ª neste ano, segundo o levantamento feito pela consultoria Radar PPP e divulgado pela Revista Exame. “Somos a terceira melhor cidade do Brasil para se viver e a melhor nos indicadores sociais. Muito disso é fruto de ações como esta que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Quando olhamos para o Museu que tínhamos, que era o mais visitado da cidade, ver agora de cara nova é muito gratificante”, destaca.

Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, esta nova estrutura existe, pois algumas pessoas tocaram e batalharam para manter a nossa história de cerveja. “Agradecer a todos que trabalharam para colocar este equipamento de pé. O plano de concessões criado pelo governo Mário tem se mostrado eficaz. Não temos dúvidas que este será mais um grande cartão-postal da cidade”, completa.

A visitação é dividida em oito ambientes. Neles, é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a trajetória que consagrou Blumenau como a Capital Brasileira da Bebida. Celebrações como a Oktoberfest e fatos relevantes para a cidade como as enchentes também são apresentados na visitação.

Ulysses Kreutzfeld, sócio do espaço, comenta que foram meses de trabalho integrado entre as equipes de museologia, engenharia e arquitetura e experiência para chegar a um conceito completamente novo para o Museu da Cerveja. “Nós entendemos que, ao aproximar a história e o conhecimento sobre a cerveja para o público, estamos comunicando também a importância simbólica, econômica e social da bebida para a construção da nossa cidade e região”, comenta.

Valmir Zanetti, também sócio do empreendimento, destaca que o Museu da Cerveja, além de um equipamento turístico localizado em um ponto simbólico importante para Blumenau, também é um espaço para o morador se integrar com a sua história. “Há muitas curiosidades e histórias contadas na experiência de visitação que possivelmente nunca chegaram mesmo a quem mora aqui. Queremos que essa experiência seja, antes de mais nada, um encontro de Blumenau com a sua história e uma celebração de tudo o que fizemos e ainda faremos através da cerveja”, conta.


Museu da Cerveja reabre ao público no aniversário de Blumenau Museu da Cerveja reabre ao público no aniversário de Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on setembro 02, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.