Blumenau cria Observatório de Turismo da cidade



Blumenau agora passa a contar com uma importante ferramenta para o monitoramento e desenvolvimento da atividade turística da cidade, o Observatório de Turismo. A ferramenta foi criada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e traz importantes dados que vão permear as principais decisões do setor e contribuir para a gestão mais assertiva tanto do poder público, quanto da iniciativa privada.  

    
O prefeito Mário Hildebrandt destaca a importância desta ferramenta criada pelo turismo de Blumenau. “Estamos avançado muito neste setor, com a criação de novos atrativos e eventos. A criação deste Observatório vai fortalecer ainda mais o turismo e trazer uma visão ampla desde setor tão importante para a economia da cidade”, completa.
    
O Observatório, que está disponível no site do turismo de Blumenau, consiste no levantamento de dados primários e secundários confiáveis, que são coletados junto ao trade e agentes que fazem parte da cadeia turística. “Por meio disso é possível saber quantas pessoas visitam os atrativos da cidade, quantidade de empregos gerados no setor e de imposto gerado, entre outras informações. É fundamental a participação de todos que fazem o turismo na cidade, para que possamos manter esta ferramenta atualizada e eficaz”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel.  
    
O Observatório de Blumenau agora passa a fazer parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que reúne cerca de 60 observatórios de turismo de todo o Brasil, com o intuito de fomentar o turismo planejado e gerido com base em dados, o que contribuiu de forma significativa para a troca de experiências e conhecimentos e permitiu estruturar a metodologia utilizada pelos turismólogos da Secretaria de Turismo e Lazer.  
  
O trabalho de levantamento de dados no Observatório de Turismo de Blumenau ocorre desde janeiro de 2020 e conta com a parceria de entidades do setor, assim como do trade turístico local, que contribuem com indicadores importantes para a criação de uma série histórica de dados, permitindo a análise e cruzamento de informações. A implementação desta ferramenta é uma das ações do Plano Municipal de Turismo (PMT).

No total são 53 atividades monitoradas, divididas em cinco categorias: hospedagem, alimentação, transporte, agências de viagens e atividades culturais, desportivas e recreativas. O Observatório de Turismo de Blumenau usa ferramentas que proporcionam uma leitura dinâmica das informações, por meio do Power BI, assim como boletins informativos.


Blumenau cria Observatório de Turismo da cidade Blumenau cria Observatório de Turismo da cidade Reviewed by Curta Blumenau on dezembro 13, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.