Memória Digital: arte musical em Blumenau

Grupo de amadores cria clube que impulsiona segmento artístico na cidade a partir de 1917.

O Clube Musical foi fundado em 1917 por um grupo de amadores. Com a vinda do maestro Heinz Geyer a Blumenau, que assumiu a regência daquela orquestra, notou-se grande progresso na arte musical blumenauense.

 O número de sócios contribuintes e amantes da boa música vinha crescendo constantemente, e surgiu a necessidade de encontrar sede própria. Isto, naturalmente, era ligado a grandes dificuldades, pois necessitava-se de fundos para tal fim. Surgiu a proposta de se fazer a fusão desta sociedade com a Sociedade Teatral “Frohsinn”, fundada em 1885, e que já possuía sede na Rua das Palmeiras. 

A fusão aconteceu em 1932, surgindo o atual nome da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. No ano de 1936, uniu-se ao grupo a Sociedade de Cantores “Liederkranz”, o que fez com que a vida cultural e a boa música tomassem grande impulso. Tanto assim, que no ano de 1914 a sociedade foi distinguida com um convite para a realização de concertos em São Paulo e Brasília, e apresentou-se numa audição na Rádio Tupi, ouvida em todo país. 

Na imagem, a Sociedade Liederkranz em frente à Sociedade Teatral Frohsinn.

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Revista Vale do Itajaí, outubro de 1945. Acervo iconográfico)
Memória Digital: arte musical em Blumenau Memória Digital: arte musical em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on novembro 28, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.